Redação Oficial
Exames: Redação Oficial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Brina • 16/7/2014 • 544 Palavras (3 Páginas) • 247 Visualizações
Redação oficial é uma forma pela qual o poder público redige normas, atos e comunicações.
A eficácia de um texto
É inegável o avanço tecnológico na vida do homem. Este avanço, como você já sabe, é responsável por uma verdadeira revolução no acesso às informações e na comunicação.
Hoje , mais do que nunca , torna-se necessário saber a linguagem da escrita de forma adequada, comunicando o que deseja com clareza e objetividade, evitando-se mal-entendidos.
No caso da comunicação oficial, diferentemente de outros tipos de textos, o princípio fundamental é o da resposta rápida e objetiva em relação àquilo que é transmitido. Essa característica é denominada eficácia.
Eficácia diz respeito a realizar a tarefa certa, no momento oportuno, de modo que seja alcançado o objetivo.
È preciso compreender que o texto oficial, apesar de apresentar informações formais, institucionais, deve também ser enriquecido por novas formas de linguagem. Devem ser claro, objetivo, criativo.
O texto moderno deve ser o mais simples e objetivo possível. Deve-se evitar os rebuscamentos, as construções complexas, os excessos. Quanto mais conciso e facilmente compreendido, mais eficaz é o texto.
Um dos meios mais antigos de comunicação é a carta. Deste o surgimento do escrita, as pessoas escrevem cartas para informar acontecimentos, expressar sentimentos, fazer solicitações.Atualmente, mesmo com todo o aparato tecnológico nas comunicações, a carta é ainda um dos recursos mais utilizados. Nunca sai da moda!
A carta pessoal
Uma carta pode conter todo tipo de informações, e também pode ser uma correspondência pessoal ou oficial.
Independentemente do assunto, a elaboração de uma carta deva atender a algumas normas, como por exemplo:
• Cabeçalho contendo local e data de origem;
• Cumprimento inicias ou vocativos, com o nome da pessoa para quem de escreve (destinatário)
• Mensagem
• Saudações finais ou fecho, com a assinatura de quem escreve.
Outro elemento importante na correspondência é o preenchimento correto do envelope.
Muito tempo passou até que a escrita convencional e sua decodificação se tornassem práticas comuns a todas as camadas sociais.
No princípio, os elementos eram poucos e, por isso, muitos deles ocupavam posições de prestígio junto a reis, governadores, oficias de guerra e demais cargos estrangeiros.
Assim, até que a leitura e a escrita se popularizassem, a carta manteve restrita a assuntos oficiais.
Ofício: solicitações e requerimentos
Esse tipo de carta inclui toda espécie de documentos ligados a transações comerciais, industriais, financeiras e profissionais.
Serva para informar, solicitar, requerer, encaminhar, convidar.
Solicitações
Diferentemente da carta social, o ofício será lido por
...