Relató Descritivo Supervisionado
Trabalho Universitário: Relató Descritivo Supervisionado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dcsantos • 20/5/2013 • 1.798 Palavras (8 Páginas) • 873 Visualizações
UNIVERSIDADE DO TOCANTINS – UNITINS
CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS/ ESPANHOL
PROJETO : CONHECENDO ESPANHOL
RELATÓRIO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
LÍNGUA ESPANHOLA.
DAMARES CRUZ SANTOS, JOSELENE MENEZES RIBEIRO, EDIECKSON PEREIRA DANTAS
Aracaju - Sergipe - 2009
RELATÓRIO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
EM LINGUA PORTUGUESA I
Alunos do 5º período:
, Edieckson Pereira Dantas,
Joselene Meneses Ribeiro,
Damares Cruz Santos,
Aracaju - Sergipe /2009
I – INTRODUÇÃO
Este trabalho nasceu de uma experiência, realizada com alunos do ensino fundamental (5ª e 6ª série ) , da Instituição: CAIC Coronel José Sizino da Rocha – Laranjeiras – Se, decorrente da necessidade de implantar o ensino de língua estrangeira, especificamente a Língua Espanhola, atendendo ás exigências do MEC, conforme Legislação em vigor:.
“O ensino da língua espanhola passa a ser obrigatório em todas as escolas de ensino fundamental e médio do país, a partir de 2010. A obrigatoriedade do espanhol como a segunda língua estrangeira nas escolas, é determinada por meio da lei 11.161. A lei foi sancionada pelo Presidente da Republica Luiz Inácio Lula da Silva, juntamente com o Ministro da Educação, Fernando Haddad, no dia 5 de agosto de 2005, com o prazo de cinco anos para sua implantação - 2010.
Com essa exigência, o ensino da língua espanhola passa a ser obrigatório em todas as escolas públicas e particulares do território nacional, sendo que a matrícula é facultativa para o aluno, ou seja, ele vai optar entre o Inglês e o Espanhol. É facultada também a inclusão da língua espanhola nos currículos plenos do ensino fundamental de quinta a oitava séries”
Tendo como base os tópicos principais do conteúdo curricular do ensino fundamental de Língua Espanhola, agregados aos conhecimentos adquiridos no decorrer do curso de Letras, optamos por um trabalho onde sua aplicabilidade, se desse em um nível aceitável de compreensão e desempenho, com uma linguagem sem excessivas formalidades. Inspirou-nos, trabalhar criando uma espécie de oficina, assim, teríamos maior liberdade de expressão e certamente os alunos também.
A maioria das escolas fica restrita ao aspecto formal, isto é, ao ensino baseado em normas e regras, muitas vezes incompreensíveis aos alunos e levando-os, por este motivo, apenas ao cumprimento das mesmas sem conhecimento de seu significado real. Decorrente dessas normas e regras exageradas, despreza-se no ensino o prazer de apreender com liberdade, o que comprovadamente torna o estudo bem satisfatório e produtivo.
O objetivo deste estágio foi apresentar aos alunos, uma maneira de apreender menos formal sem fugir necessariamente do tradicional daquilo que eles estavam acostumados , levando em consideração aspectos dos países onde se fala espanhol , dando ênfase principalmente ao alfabeto,vocabulário, números e expressões , corriqueiras.
Nós estudantes do 5º período do curso de Letras da Universidade do Tocantins, concluímos que o estágio em Língua Estrangeira, no nosso caso Espanhol, foi produtivo e muito importante, trouxe para nós, a realidade escolar, mostrando os problemas e soluções que enfrentaremos no futuro no exercício de nossa função.
"O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher."
Cora Coralina
ABORDAGEM METODOLÓGICA
A metodologia adotada para execução do nosso projeto foi a de primeiro formar turmas do ensino fundamental para ministrar o conteúdo. Optamos por formar um grupo único com alunos da 5º E 6º série do ensino fundamental para compor o projeto que seria uma oficina intitulada Conhecendo Espanhol .
O projeto foi norteado por três questões básicas que consideramos importantes.
• Onde entra a disciplina da Língua Espanhola por que devemos conhecê-la e ensiná-la?
• Introdução a Língua Espanhola
• Avaliação do conteúdo ministrado
O material produzido foi utilizado junto aos alunos. Esta ação, foi executada por todos os membros do grupo que mutuamente se auxiliaram a pesquisa e planejamento dos documentos a serem utilizados na prática escolar, bem como na avaliação das aulas planejadas.
È importante ressaltar que estávamos em uma comunidade carente no interior do Estado de Sergipe, muitas daquelas crianças mal sabiam lê. Nos enchemos de um sentimento de profunda indignação e impotência, imaginar na insensibilidade dos administradores, os governantes, no furto a educação e tudo mais foi para nós estagiários momentos de grande emoção. Utilizamos estas emoções e buscamos fazer diferente. Fizemos o melhor que estava ao nosso alcance.
A pedagogia é ferramenta importante para auxiliar o professor principalmente aqueles, que ensinam grupos que possuem conhecimento precário sobre quaisquer assuntos debatido. O professor só pode ajudar o aluno no processo de aprendizagem se puderem oferecer pontos de vistas distintos sobre o mesmo assunto, suas relações com outros conteúdos já tratados e suas possíveis aplicações.Isso só é possível se o professor, tiver um bom domínio do conteúdo a ser ensinado.
Após todos estes eventos o grupo reunido debateu os últimos detalhes e ajustes antes de iniciarmos nossas aulas de fato. Durante esta fase tivemos experiências
...