Relatório Apresentado ao Curso Técnico de Alimentos
Por: ellenyasmin • 10/7/2023 • Artigo • 1.553 Palavras (7 Páginas) • 60 Visualizações
[pic 1]
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EMPREENDE BAHIA
Aluno (a): Mércia Cleide Dias Santiago Azevedo
Relatório Visita Técnica
Salvador
2023
Aluno (a): Mércia Cleide Dias Santiago Azevedo
RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA
Relatório apresentado ao Curso Técnico de Alimentos do CEEP-Centro Estadual de Educação Profissional Empreende Bahia, com os comprimentos dos exercícios legais, como requerido para a obtenção de notas parciais, pelo orientador(a) Rosemary da disciplina de Nutrição.
Salvador
2023
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. DESENVOLVIMENTO 5
2.1 A EMPRESA – J MACÊDO 5
2.2 RELATÓRIO DA VISITA 5
2.3 PROCESSO PRODUTIVO – FARINHA DE TRIGO 7
3. CONCLUSÃO 9
4. APÊNDICE 10
5. REFERÊNCIAS 12
INTRODUÇÃO
No dia 28 de abril de 2023, entre o horário das 14:20 às 18:00 horas, ocorreu a visita técnica no Moinho J Macedo, localizado no bairro do Comércio – Salvador BA. A visita foi proporcionada pelo professor da disciplina Química dos Alimentos Orlando Seabra.
De início, fomos recebidos pela colaboradora Fernanda responsável pelo RH, que nos direcionou para que cada um realizasse a higienização das mãos, e logo após, seguimos para a sala Dona Benta, onde fomos recebidos pelo Gestor Anderson e os Técnicos de Segurança Iago e Rafael, e passamos por uma integração e recebimentos dos EPI’s.
DESENVOLVIMENTO
A EMPRESA – J MACÊDO
Com mais de 83 anos de história, a J.Macêdo é uma das maiores e mais respeitadas empresas de alimentos do Brasil, líder e referência nacional nos segmentos de farinha de trigo e de mistura para bolo, e a segunda maior companhia de massas alimentícias, presente na casa de milhões de brasileiros.
A J.Macêdo atua em categorias como farinhas de trigo, massas, misturas para bolo, fermentos, biscoitos, salgadinhos e sobremesas. Entre suas marcas de destaque estão: Dona Benta, Sol, Petybon, Brandini e Boa Sorte.
Os valores essenciais e as relações socioambientais de valor expressas no Código de Ética e de Conduta da J.Macêdo são: Ética; Inovação; Respeito pelas Pessoas; Compromisso com o Negócio.
Missão: A maior riqueza da nossa organização é que ela, mesmo sendo um empreendimento privado, nunca agiu apenas como uma realizadora de negócios. Embora cultivando todas as características indispensáveis a uma empresa competitiva, a J Macêdo sempre se considerou uma instituição a serviço do desenvolvimento.
Relações socioambientais de Valor
O compromisso da J.Macêdo com as comunidades onde atua deve ser embasado no conceito de relações socioambientais de valor, em conformidade com as seguintes proposições: Alcance dos fins; Geração de alianças; Perenidade; Replicabilidade; Mensurabilidade.
RELATÓRIO DA VISITA
Após uma hora da chegada à fábrica, e receber os treinamentos e orientações de segurança adentramos à empresa. Sempre cumprindo as regras essencial de visitantes e funcionários, fomos direcionados para a sala D. Benta onde vimos diversos vídeos sobre a história de vida do fundador e da empresa.
Foi nos apresentado vídeos sobre a produção de trigo, demostrando todas as etapas, desde o recebimento, processamento até a produção de alimentos, tais como: biscoitos, salgados, embalados, massa para bolos etc. O colaborador Anderson, fez um breve resumo explicando toda as etapas de processamento do trigo, o mesmo é uma das primeiras espécies cultivadas pela humanidade. Durante a visita, fomos conduzidos e guiados pelo Técnico de Segurança Iago, com orientações dos locais em que iriamos visitar e as medidas de segurança a serem tomadas.
Fomos direcionados para o Terraço, onde foi possível observar uma vista panorâmica do porto. Toda logística de transporte de matéria-prima é feita via cabotagem (por navios), por mês são recebidas 215 toneladas de trigo, as cargas são liberadas após o desembaraço fiscal realizado pela Receita Federal. O laudo de análises dos produtos é emitido pelo fornecedor e anexado para cada lote recebido, durante o recebimento o laboratório interno realiza as análises de acordo o laudo emitido. São recebidos 03 tipos de trigo Argentino e Uruguai que somados dão 60%, e o brasileiro 40%. Por dia, são processo 1.100 toneladas de trigo.
A próxima etapa foi conhecer os setores da fábrica, cada andar representava um processo, o setor de moagem, localizado no sétimo andar, onde vimos a separadora inicial do produto recebido na área de produção. No sexto andar havia 7 filtros com processos diferentes de trigo, a máquina saca pedra (temperador gravitacional) tinha finalidade e separar as impurezas através de um infravermelho. No quinto andar, ocorre o processo de degustação, 01 farelo que faz pães e biscoitos integrais composto de ácido fólico (sulfato ferroso) utilizando uma máquina dosadora de ferro + ácido fólico. No quarto andar, conhecemos a sala de controle de moagem (área muito quente), vimos os osciladores de grãos, polidores. Já no terceiro andar, conhecemos o laboratório, o mesmo funciona 24 horas e tem como principal processo verificar as conformidades do processo, analisar todas as etapas do produto. A cada dois meses é feito o expurgo, o qual consiste em realizar a limpeza de todos os andares.
...