TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio

Por:   •  12/9/2017  •  Seminário  •  1.636 Palavras (7 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 7
  1. INTRODUÇÃO

Este relatório tem por principal finalidade apresentar as minhas atividades desenvolvidas durante o período de estágio na empresa METALÚRGICA SANTA MATILDE LTDA, situada na cidade de Imperatriz – MA.

Onde este estágio é um complemento obrigatório para obtenção do diploma do curso técnico em eletromecânica, realizado no Instituto Federal do Maranhão – Unidade de Imperatriz. Como também um aperfeiçoamento profissional dos vários conceitos vistos no decorrer do curso técnico, que agora serão vistos diariamente na prática dentro da empresa, tendo assim um aperfeiçoamento individual e profissional.

O estágio foi supervisionado pelo gerente e Engenheiro Mecânico, Plínio Bezerra Miranda, onde este se realizou do período de 03/01/2012 a 26/03/2012 na referida empresa.

Durante o estágio, foi incorporado o planejamento, fabricação e/ou manutenção de equipamentos e máquinas industriais.

No capítulo 2 deste relatório será descrito uma breve apresentação da empresa METALÚRGICA SANTA MATILDE LTDA.

No capítulo 3 é a apresentada uma visão geral do fluxograma utilizado nos processos de industrialização da empresa e, por opção, superficiais passos de fabricação de uma ponte rolante.

No capítulo 4 são descritas as principais atividades realizadas diariamente dentro da empresa.

  1. . Objetivo do Estágio

  • Adquirir mais conhecimentos na área técnica;
  • Estender os conhecimentos práticos na área de manutenção;
  • Adaptar-se ao mercado de trabalho
  1. A EMPRESA

METALÚRGICA SANTA MATILDE LTDA

Fundada em 30/09/1980 pelo empresário Francisco de Assis Miranda, que era especialista no ramo de fabricação de equipamentos para serraria. Hoje, estabelecida em uma área de 3.300 m², sendo 2.200 m² de área coberta, a Metalúrgica Santa Matilde LTDA, uma empresa que atua nos segmentos de manutenção, montagem e fabricação de equipamentos industriais, vem ao longo dos seus quase 32 anos de mercado se consolidando como uma empresa de engenharia capaz de gerar soluções para as mais diversas necessidades. Soma-se a isto a seriedade no cumprimento dos seus compromissos, o que proporcionou a geração de parcerias sólidas e de longo prazo baseadas na confiança, caracterizando-a como uma empresa que oferece produtos e serviços de qualidade.

  1. FLUXOGRAMA DO PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO
  1. Processo de Fabricação de Ponte Rolante

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5][pic 6]

[pic 7][pic 8][pic 9][pic 10]

[pic 11][pic 12][pic 13][pic 14]

[pic 15]

[pic 16][pic 17][pic 18]

[pic 19][pic 20]

[pic 21][pic 22][pic 23]

[pic 24]

[pic 25][pic 26][pic 27]

[pic 28][pic 29][pic 30]

O ramo da empresa é na área de manutenção, fabricação de máquinas diversas. Mas é especialista na fabricação de pontes rolantes, reservatórios metálicos para água potável e instalação de tanques pipas com bombas lobulares.

  1. Ponte Rolante

Pontes rolantes são aplicadas para elevação e transporte de cargas, para grandes toneladas e de emprego nos mais exigentes processos industriais, onde se requer movimento de carga com precisão e segurança em ambientes internos e externos.

  1. Principais Componentes de uma Ponte Rolante

- Rodas da ponte e do carro;

- Vigas da ponte;

- Cabeceiras;

- Acionamento da ponte (motor e redutor);

- Carro;

- Redutor de Elevação;

- Tambor do guincho;

- Moitão;

-Controles.

  1. Planejamento

Na etapa de planejamento, o Engenheiro calcula a dimensionamento de cada componente de acordo com a capacidade total a solicitada pelo cliente. A linha de produção de pontes rolantes fabricadas na Metalúrgica Santa Matilde varia entre 03 e 20 toneladas de capacidade total de transporte.

Após a conclusão do projeto, com a quantidade correta do material a ser utilizado na confecção da ponte rolante, é passado ao supervisor de compras para a cotação e imediata compra de um material de primeira linha que possua um ótimo custo/benefício.

  1. Caldeiraria

Após a chegada do material comprado, todo ele é repassado para o setor de caldeiraria. Onde acontecerá a demarcação das chapas e uma sequência de cortes com maçaricos e corte a plasma.  

As montagens das vigas são do tipo caixa fechada unidas por meio de cordões de solda tipo MIG/MAG, com passarelas para manutenção em chapa xadrez. Após soldagem é realizado um serviço de lixamento para acabamento da solda.

  1. Usinagem

As pontes rolantes necessitam de engrenagens, eixos, pinos, etc. Todos são fabricados em tornos mecânico, fresadoras, plainas limadoras, furadeiras, serras, etc. Todas comandadas por profissionais experientes.

Após o término da usinagem de todos os componentes, os mesmos passarão a formar um conjunto pronto a ser montado na estrutura - que são as vigas - passando por uma rigorosa ajustagem.

  1. Elétrica

Antes de iniciarmos o projeto de uma ponte rolante é necessário compreender o funcionamento do equipamento, qual a sua finalidade, etc.

Vejamos primeiramente sua finalidade. A ponte rolante tem várias finalidades, mas como já foi dita, a principal função é manusear cargas, manipulando-os de um local para o outro apresentando movimentos longitudinais, transversais e de elevação.

O movimento longitudinal é o movimento que define a translação da ponte, ou seja, deslocar o conjunto completo para frente ou para traz. No transversal, desloca-se o carro troller para um lado e para outro no próprio corpo da ponte. Já a elevação proporciona o movimento de levantar e baixar a carga utilizando o cabo.

Necessitando-se desses movimentos, é obrigatório um quadro de comandos onde são encontrados componentes de total importância, como: inversores, para fazer a variação da velocidade em todos os movimentos; contactores, executar movimentos com alta reversão; disjuntores com relés conjugados denominados disjuntor-motor, que têm a função de proteger o circuito em modo geral. E por fim o quadro de comando que já é composto pelos mesmos componentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (512.6 Kb)   docx (291.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com