Resenha Artigo Interação Humano Computador Usando Visão Computacional
Por: NATANAEL CAMILIO • 22/7/2021 • Resenha • 901 Palavras (4 Páginas) • 228 Visualizações
BERNARDO BUCHER B.BARBOSA, Júlio César Silva. Interação Humano - Computador usando Visão Computacional.IN: Revista TECCEN – Edição Especial – volume 2 – número 1 - março de 2009 – ISSN 1984-0993 9
Natanael Pacheco Camiio
A proposta deste trabalho dos autores Bernardo Bucher B. Barbosa e Júlio César Silva, ambos do Centro de Ciências e Tecnologia e do Curso de Ciência da Computação; PUC-Rio, é estudar maneiras de se explorar a Interação
Humano Computador, usando Visão Computacional. A idéia tem como
objetivo um esforço para tornar o computador mais interativo com o usuário,
sem a necessidade da compra de um hardware ou acessório específico para
tal.
Inicialmente os autores do artigo apresentam o tema de usar as imagens capturadas através de uma webcam para que se possa mover o mouse, usando comandos dados pelas mãos do usuário. Depois de concluído o projeto, este software poderá ser usado em várias áreas da computação e até mesmos para meios de entretenimento, ou ainda, para uso rotineiro.
Porém alguns passos básicos precisam ser feitos antes que essa aplicação se torne possível.
É necessário entender que para construir esse software, o custo tem de ser baixo, se não sua aplicação será diminuída, o software será usado como ferramenta para a manipulação do mouse e a captura de imagem através de web cam.
Os autores escolheram alguns métodos para testagem, com o de Roberts,algoritmos para tal o método de Canny.. Para que se possa a fazer a extração de um contorno de uma imagem adquirida de uma webcam, é necessário usar um algoritmo para detecção de bordas de uma imagem, que são os contornos de suas formas.
Para a captação das mãos é usado o algoritmo da Sobel. Nossas mãos possuem tons avermelhados devido ao sangue da pessoa, com esta técnica de procura de cor, é aumentado a precisão do reconhecimento. Para reconhecimento dos padrões é necessário que uma mão esteja na posição que se deseja para que o comando do mouse terá que obedecer.
E para capturar imagens foi usada a biblioteca Open Cv que é uma biblioteca free criada pela intel. Que oferece várias imagens para detecção de bordas destas e reconhecimento da mesma pela captura de uma web cam.
Para o processamento de vídeos da webcam, basta iniciar a captura e escolher os parâmetros para os testes. Os resultados são mostrados logo abaixo das opções de processamentos. É possível salvar as imagens processadas.
Esse protótipo ainda não funciona perfeitamente exige uma configuração mais rica em detalhes. porém com alguns ajustes constantes ele tende a melhorar, para que o mesmo possa ser usado de forma completa é necessário imagens mais ricas em bordas para que resulte num aumento de exatidão do movimento do mouse.
...