TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Quem Mexeu No Meu Queijo

Ensaios: Resenha Quem Mexeu No Meu Queijo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  1.241 Palavras (5 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 5

Nome: Lucas Martins Pereira Lima

Curso: Engenharia de Produção Mecânica

Data da Entrega: 30/04/2010

1. Identificação da Obra

“Quem mexeu no meu queijo?” – de Spencer Johnson, M.D. e tradução de Maria Clara de Biase – 61º edição – editora Record (Rio de Janeiro – São Paulo) – 2010

2. Breve Síntese da Obra

Neste livro conta a história de quatro personagens que se comportam diferentes um dos outros, mas todos com o mesmo objetivo “Achar seu queijo”. Dois deles são homenzinhos, do tamanho de ratos, que se chamam Haws e Hems, os quais possuem mentes mais complexas, justamente por serem humanos, e reagem de diferentes formas a diferentes situações um do outro. O os outros dois personagens são dois ratinhos, Sniff e Scurry, que não têm mentes tão complexas quanto a dos homenzinhos, mas mesmo assim ambos e comportam de forma diferente.

O livro é divido em três (3) partes: Uma Reunião; A História; O Debate.

Na Reunião, um grupo de amigos se junta para conversa sobre suas dificuldades em seus empregos e na vida pessoal, então um deles decidi contar a história desses quatro (4) personagens para conseguir ajudar seus amigos e mostrar como essa história o ajudou.

Sniff e Scurry eram dois ratinhos que procuravam queixo em um labirinto, Sniff sentia o cheiro, apontava a direção e então Scurry ia à frente à procura, obviamente, Sniff o seguia. Hems e Haws também procuravam queijo no mesmo labirinto dos ratinhos, sempre correndo. E todos os quatros usavam tênis de corrida.

Um dia Hems e Haws acharam um local onde havia bastante queijo e achavam que era o suficiente para não precisarem procurar mais. Os ratinhos também acharam esse mesmo local. Enquanto Hems e Haws se acomodaram, começaram a não correr mais e sim ir caminhando até o local e, aos poucos, se tornado arrogantes, os ratinhos continuaram a acordar cedo e ir correndo no mesmo local mesmo com o queijo sem sai de lá.

Os dias foram passando e com o tempo o queijo daquele local foi se acabando e no dia que acabou... Hems e Haws ficaram assustados e confusos, queria que o queijo continuasse lá, para sempre. Enquanto a Sniff e Scurry, quando viram o local vazio simplesmente procuraram um novo lugar.

Hems e Haws ficaram se martirizando pela perda do queijo durante alguns dias, foi então que Haws decidiu procurar em outro local “um novo queijo”. Ele tentou convencer seu amigo a ir junto mais ele tinha mais não foi.

Ao longo do caminho que Haws vai fazendo, ele percebe que muitos dos motivos para ele ter se martirizado era fúteis e irracionais, então se anima e vai à procura do queijo com mais vigor. E sempre deixando mensagens escritas nas paredes do labirinto para seu amigo Hems, com a esperança de que um dia ele saísse do local onde estava, o mesmo local onde ia parece comer o queijo que sempre só que não havia mais queijo, e também fosse procurar “novo queijo”.

Enquanto isso, os ratinhos já tinham achado um novo local, com bastante queijo, uma quantidade tão grande que nunca tinha visto. O mesmo local que depois de muita perseverança, sacrifício e quebrando seus medos Haws achou. Haws ao chegar naquele local viu os ratinhos gordos e queijos que nunca tinha visto nem provado antes, então, depois de comer, pois se a refletir novamente. O primeiro intuito foi de querer chamar o seu amigo, Hems, para o local e compartilhar daquele queijo com ele, porém achou melhor que ele mesmo fizesse o próprio caminho, as próprias reflexões para chegar naquele local. Haws ao longo do caminho percebeu que tinha demorado bastante para achar aquele queijo e por muitas vezes só tinha achado pequenos pedaços de queijo, todavia também percebeu que tudo aquilo serviu para lhe ensinar que além de encontrar o “queijo desejado” é importante também a procura por ele. Tornou se mais cuidadoso, tomando mais cautela, mesmo com muito queijo naquele local, saiu a caminha a procura de outros locais onde também poderiam haver queijo, e cuidando do queijo que já tinha, percebendo de ele não apodrecera, entre outros danos.E assim termina a história.

No Debate do grupo de amigos, cada um se compara a um personagem da história, tiram suas próprias reflexões sejam elas para os seus trabalhos ou para as suas vidas pessoais e ainda se lembram de momentos difíceis que tiveram que caso tivesse ouvido essa histórias antes, poderiam ter mudado o rumo de suas vidas.

3. Principais teses desenvolvidas na obra

O autor quis passa uma idéia de “enfretamento de medos”, que por muitas vezes não queremos mudar de atitude, de lugar ou o modo de sermos, por medo. Não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com