Resenha - Um sonho no caroço de abacate
Por: BaahFVC • 8/5/2018 • Resenha • 356 Palavras (2 Páginas) • 4.546 Visualizações
Em meio à perseguição, um casal de judeus lituanos vem para o Brasil, fugindo da perseguição que sofriam em sua terra-natal. A mulher veio com um sonho: comer um abacate, fruta da qual até então só ouvira falar. Ao chegar vão novo país, ela finalmente conseguiu, mas se decepcionou. Comeu tudo, só deixando o caroço. Mas não era bem o que esperava...
Um dos filhos do casal, Mardoqueu, ou simplesmente Mardo, não leva a escola a sério. Desesperado, seu pai o tira da escola do bairro e o matricula no Colégio Padre Juvêncio, para desgosto de sua mãe. Com a ajuda do Padre Otero, Mardo conseguiu uma vaga na tradicional escola No entanto, sua chegada não bem recebida por Felipe, um aluno do colégio, e seus amigos, que passam a atormentá-lo para que saia da escola.
Algum tempo se passou, e Mardo continuou firme, apesar das provocações e ameaças dos colegas. Foi então que chegou ao colégio um novo aluno. Carlos, negro e usando óculos. Isso foi o suficiente para atrair o desprezo e a perseguição de Felipe e sua turma. Mardo o ajuda, e acabam se tornando amigos.
Assim, juntos, os dois resistem a pressão para deixarem o colégio. Porém, ao conhecer a família de Carlos, Mardo acaba se apaixonando por Ana Lúcia, irmã mais velha de seu amigo. Eles tentam ficar juntos, mas o preconceito que sofrem é muito grande. Afinal, onde já se viu, um judeu e uma negra juntos....
A pressão para que o casal se separe é grande, vinda até mesmo da família de ambos. A perseguição no colégio chega ao limite, e Carlos é agredido. Os pais de Mardo supera o preconceito, e apoiaram a família do amigo de seu filho. A mãe de Mardo, comovida, revelou que ao comer o tão sonhado abacate e se decepcionar com a experiência, ficou imaginando se o melhor não estava no caroço. Ela, no entanto, não teve coragem de comê-lo.
No fim, tudo ficou bem. Felipe foi expulso, Mardo e ana Lúcia se casaram e Carlos se formou junto ao amigo. No fim, Mardo percebeu que realizara sonhos improváveis, talvez escondidos em um caroço de abacate.
...