Revisão de idioma e crenças - Adilson Citelli
Resenha: Revisão de idioma e crenças - Adilson Citelli. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 22/9/2014 • Resenha • 484 Palavras (2 Páginas) • 287 Visualizações
Resenha Linguagem e Persuasão - Adilson Citelli
Ben Oliveira Comunicação Social , Jornalismo , Livros , Psicologia , Publicidade
Texto: Ben Oliveira
Linguagem e Persuasão é o título do livro escrito por Adilson Citelli, para a série Princípios, da Editora Ática. No livro, publicado em 2004, de apenas 103 páginas, o autor aborda de forma objetiva os elementos linguísticos, discursivos e persuasivos.
O livro está dividido em quatro capítulos principais, nos quais Adilson Citelli aborda respectivamente: A tradição retórica; Signo e persuasão; Tipos de discursos e textos persuasivos.
Técnicas de persuasão
No primeiro capítulo da obra, o autor questiona se existe informação sem persuasão e leva o leitor a refletir sobre o assunto, por exemplo, de jornais e revistas, entre outras publicações da mídia que se descrevem como informativas, sem persuasão. Claramente, mais um dos mitos doJornalismo.
Em relação à tradição retórica, Adilson Citelli aborda os elementos da retórica e cita Aristóteles, autor de alguns livroschamados Arte Retórica, em que o filósofo comenta sobre como se fazer a persuasão, analisando os seus mecanismos para fazer algo ganhar a dimensão da verdade. Entre alguns elementos estão: Escórdio (introdução que assegura a fidelidade do público), Narração (provar que o fato aconteceu), Provas (credibilidade do argumento) e Peroração (conclusão).
“Quem persuade leva o outro a aceitar determinada ideia, valor, preceito”, Adilson Citelli define o termo persuasão. Ainda segundo o autor, a persuasão não necessariamente está relacionada a uma verdade, mas tem a capacidade de convencer, como, por exemplo, as obras de ficção e fantasia.
“Verossímil é aquilo que se constitui em verdade a partir da sua própria lógica”, Adilson conceitua verossímil, um dos elementos fundamentais para que ocorra a persuasão, na qual por mais irreal que uma situação seja, o destinatário final pode ver aquilo como verdadeiro.
Para que aconteça a retórica, alguns elementos podem contribuir para prender a atenção do receptor, como as figuras de linguagem: a metáfora e a metonímia, além das mesmas darem noções ideológicas aos discursos.
Sobre signo e persuasão, entre os pontos levantados pelo autor está um que explica a diferença entre significante e significado. Para Adilson Citelli, o significante seria o aspecto concreto do signo, a realidade material e o significado o aspecto imaterial e conceitual.
Adilson Citelli aborda os diferentes discursos: discurso persuasivo, discurso lúdico e discurso polêmico, os quais cada um possui um diferente grau de persuasão e de formar opiniões e pontos de vistas.
Já no último capítulo, o autor descreve os diferentes textos persuasivos, como o texto publicitário, o texto jornalístico e o texto literário, identificando seus elementos e como eles fazem para persuadir o receptor.
Para concluir o texto, este livro técnico, apesar de enxuto, traz informações interessantes que podem ser utilizados tanto por estudantes e profissionais da área de Comunicação (Jornalismo e Publicidade), como outras áreas de atuação em que é importante aprender a analisar o discurso, como Filosofia, Sociologia e Letras, e até mesmo saber utilizá-lo corretamente de acordo com os seus propósitos, como Direito
...