Roda De Leitura
Trabalho Universitário: Roda De Leitura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Licarvalho • 23/11/2014 • 591 Palavras (3 Páginas) • 445 Visualizações
RODA DE LEITURA: A CONSTRUÇÃO DE SABERES EDUCATIVOS
Despertar o imaginário e a criatividade, desfrutar momentos de encantamento e prazer, desenvolver o senso crítico sobre temas relevantes do cotidiano e ampliar o repertório de palavras são os principais objetivos da roda de leitura. Uma roda de leitura é uma opção original para reunir pessoas a fim de apreciar textos literários e conversar sobre os temas relacionados à leitura.
A Roda de Leitura busca ampliar as discussões sobre as práticas de letramento, com o desenvolvimento de dinâmicas diferenciadas tendo como finalidade fazer o aluno aprender a fazer uso das diversas linguagens, seja a escrita, audiovisual, oral, gestual, imagética, entre outras.
De acordo com os PCNs de Língua Portuguesa, “Um leitor competente só pode constituir-se mediante uma prática constante de leitura de textos de fato, a partir de um trabalho que deve se organizar em torno da diversidade de textos que circulam socialmente. Esse trabalho pode envolver todos os alunos, inclusive aqueles que ainda não sabem ler convencionalmente. “Parâmetros Curriculares Nacionais, Língua Portuguesa, 1997, p. 54
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil orienta para a importante necessidade de as crianças se apropriarem das diferentes linguagens, dentro do espaço de seu desenvolvimento, a fim de lhe proporcionar verdadeiras experiências significativas ainda na primeira infância.
A construção da identidade e da autonomia deve se dar a partir de momentos prazerosos e lúdicos, respeitando sempre a realidade e o interesse de cada um. Brincar é fundamental para o desenvolvimento infantil.
O psicanalista Winnicott (1975) acredita que através da brincadeira a criança tem a possibilidade de ampliar o mundo supostamente real, reinventar o mundo do faz-de-conta e incorporar elementos significativos à sua vivência. Dessa forma, o educando passa a construir sua própria significação do mundo em que vive, trazendo uma leitura própria para o mundo à sua volta.
Segundo Magda Becker Soares ( 2003), Letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do aluno.
A roda de leitura tem por objetivo oportunizar o contato do aluno com diferentes livros, tipos e gêneros discursivos, ampliando o repertório de atividades, reelaborando práticas e, consequentemente, despertando o interesse pela leitura, levando tanto o educando quanto o educador a compreender o ensino da Leitura e da Escrita, como processos indispensáveis à aprendizagem.
Segundo Soares (2003) o letramento compreende tanto a apropriação das técnicas utilizadas na alfabetização quanto o prazer de ler, de estar em convívio, ter o hábito de utilização da leitura e da escrita, seja na sala de aula, na escola, em casa, ou na sociedade. Esta habilidade de compreender e estabelecer relações, nos permitem dizer que os educandos estão inseridos em práticas de letramento, sendo condutores de seu próprio conhecimento.
Acreditamos que “um bom ouvinte de histórias tem grandes possibilidades de tornar-se um bom leitor, e um bom leitor absorve o conhecimento, ampliando-o em todas as áreas de sua vida
Nosso livro: TE QUERO
...