Romantismo
Artigo: Romantismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: EwertonBR • 16/3/2015 • 948 Palavras (4 Páginas) • 306 Visualizações
O ROMANTISMO NO BRASIL
2º ano “B”
Noturno
CCB
ALUNO
CARLESANDRO GASPAR
2. INTRODUÇÃO:
O romantismo é todo um período cultural, artístico e literário que se inicia na Europa no final do século XVIII, espalhando-se pelo mundo até o final do século XIX;
O berço do romantismo pode ser considerado três países: Itália, Alemanha e Inglaterra;
Porém, na França, o romantismo ganha força como em nenhum outro país e, através dos artistas franceses, os ideais românticos espalham-se pela Europa e pela América;
3. BRASIL: 1836
“ Suspiros Poéticos e Saudades”, de Gonçalves de Magalhães.
4.
5. PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:
Verso Livre e Branco;
Nacionalismo;
Culto à Idade Média;
Sentimentalismo;
Subjetivismo;
Egocentrismo.
6. POESIA Primeira Geração : Ânsia de possuir a terra; de expressar a pátria; Introdução do Indianismo. Representantes : Gonçalves Dias e Gonçalves de Magalhães.
7. GONÇALVES DIAS (1823-1864):
Obras: Primeiros cantos (1846); Segundos cantos (1848); Sextilhas de frei Antão (1848); Últimos cantos (1851); Os timbiras (1857);
Gonçalves Dias consolidou o Romantismo no Brasil com uma produção poética de boa qualidade;
. Entre os autores do período é o que melhor consegue equilibrar os temas sentimentais, patrióticos e saudosistas com uma linguagem harmoniosa e de relativa simplicidade, fugindo tanto da ênfase declamatória como da vulgaridade;
8. GONÇALVES DIAS (1823-1864):
Pode-se dizer que o seu estilo romântico é temperado por uma certa formação clássica, o que evita os excessos verbais tão comuns aos poetas que lhe foram contemporâneos.
9. GONÇALVES DE MAGALHÃES (1811-1887) :
Obras: Suspiros poéticos e saudades (1836); A confederação dos tamoios (1857);
A Gonçalves de Magalhães coube a precedência cronológica na elaboração de versos românticos;
Suspiros poéticos e saudades é a materialização lírica de algumas idéias do autor sobre o Romantismo, encarado como possibilidade de afirmação de uma literatura nacional, na medida em que destruía os artifícios neoclássicos e propunha a valorização da natureza, do índio e de uma religiosidade panteísta.
10. POESIA Segunda Geração : Geração Byroniana; “Mal-do-século”; Melancolia; Obsessão pela Morte. Representantes : Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela e Junqueira Freire.
11. ÁLVARES DE AZEVEDO (1831-1852):
Obras: Lira dos vinte anos (poemas - 1853), Noite na taverna (contos - 1855), O conde Lopo (poema - 1886), Macário (poema dramático – 1855);
A obra de Álvares de Azevedo, fortemente autobiográfica, traz a marca da adolescência, mas de uma adolescência tão dilacerada e conflituosa que acaba por representar a experiência mais pungente do Romantismo brasileiro, tanto do ponto de vista pessoal quanto do ponto de vista poético.
12. CASIMIRO DE ABREU (1839-1860):
Obra: Primaveras (1850);
Subjetivista como Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu substitui as conotações dolorosas que aquele confere à adolescência;
Se, para o autor de Lira dos vinte anos , a mocidade é um processo noturno de vigílias e tensões, se, para ele, "tristes são os destinos deste século", para Casimiro de Abreu a mesma mocidade é "a primavera da vida", processo diurno, sempre associado a namoricos, jardins com bananeiras, borboletas e salões de baile onde se flerta ao som de valsas langorosas.
13. FAGUNDES VARELA (1841-1875):
Obras principais: Noturnas (1861); Vozes da América (1864); Cantos e fantasias (1865); Cantos meridionais (1869); Anchieta ou o Evangelho nas selvas (1875);
O crítico Alfredo Bosi afirma que Fagundes Varela é o epígono* por excelência da poesia romântica;
Isto é, um poeta que segue outros, sem alcançar uma temática e uma expressão próprias.
14. JUNQUEIRA FREIRE (1832-1855) :
Obra: Inspirações do claustro (1855);
A poesia de Junqueira Freire é totalmente autobiográfica e talvez seja isso o que mantenha o interesse pela mesma;
Procurando num mosteiro a saída para os seus problemas pessoais (sobretudo uma espécie de atração pela morte que o angustiava), o poeta viu malograrem as suas ilusões.
15. POESIA Terceira Geração: Poesia Social e libertária; Geração Candoreira ou Hugoana Representantes : Castro Alves, Sousândrade, Tobias Barreto.
16.
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