Romantismo Brasileito
Monografias: Romantismo Brasileito. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: annect • 7/4/2014 • 9.685 Palavras (39 Páginas) • 214 Visualizações
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Zenaida de Jesus Augusto Évora Tavares
TRABALHO DE FIM DE CURSO
Iracema, o paraíso indígena e a formação da brasilidade
Bacharelato em Estudos Cabo-verdianos e Portugueses
Trabalho Científico apresentado no ISE para obtenção do grau de Bacharelato em Estudos Cabo-Verdianos e Portugueses, sob a orientação da Dra. Fátima Fernandes
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Aprovado pelos membros do júri, para obtenção do grau de Bacharelato em
Estudos Cabo-verdianos e Portugueses
O Júri
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Praia, _____/_____/2008
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Dedicatória
Dedico este trabalho
Às minhas filhas, ao meu marido e à minha família, que tanto amo.
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Agradecimentos
Agradeço a Deus por cada dia da minha vida e pela força e coragem que me tem dado sempre, sem o seu amor nada sou;
À Dr.ª Fátima Fernandes por tudo e, principalmente, por ter aceite a orientação do meu trabalho, mesmo estando com muitos compromissos, muito obrigada;
A todos os que, de uma forma ou outra, deram o seu contributo para que este trabalho fosse uma realidade.
Que o Amor de Deus vos ilumine!
Com paciência e perseverança, tudo se alcança.
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Índice
Capítulo I
1.1.Introdução ……………………………………………………………………...……….p. 6
1.1.1. Justificativa …………………………………………..……………………… p.7
1.1.2. Objectivos …………………………………………………………...………..p.7
1.1.3. Metodologia………………………………………………….………………..p.8
1.2.Vida e obra de José de Alencar ………………………………………………..……….p.8
1.2.1.Dados literários sobre o autor…………………………………………..……..p.9
1.2.2. Considerações sobre a vida do autor ……...…………………………………p.10
1.2.3.Considerações sobre a obra Iracema…………………………………………..p.12
Capítulo II
2.1. Revisão de conceitos – Romance, lenda, mito, epopeia, prosa, e prosa poética ………p14
2.2. O Romantismo ……………………………………………………..………………….p.18
2.2.1. Contextualização do Romantismo Europeu…... …………………..……….……p.19
2.2.2. Contextualização do Romantismo no Brasil …………………..………...………p.21
2.3. «Iracema – O Paraíso Indígena e a formação da brasilidade» ……………………….p.24
2.3.1. Características do Romantismo na obra Iracema………………………………..p.25
2.3.2. O Indianismo na Literatura Brasileira…...……………………………………….p.29
2.3.2.1. Indianismo em Iracema ……………………………………………...……p.31
2.3.2.2. Iracema na obra homónima……………………………………..…………p.33
2.3.3. O grau de historicidade na obra …………………………………………..……..p.37
Capítulo III
3.1. Conclusão …………………………………………………………………………….p.44
3.2. Considerações finais ………………………………………………………………….p.47
3.3. Bibliografia……………………………………………………………………………p.48
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Capítulo I
1.1.Introdução
Neste trabalho debruçamo-nos sobre a literatura brasileira do século XIX, mais concretamente sobre o Romantismo. O autor escolhido foi José de Alencar, por ser considerado por muitos um dos mais importantes romancistas brasileiros e a sua obra IRACEMA, pela motivação decorrente do estudo do autor na disciplina de Literatura Brasileira.
Pertencendo à primeira geração da época romântica, segundo Massaud Moisés e Maria Aparecida Ribeiro, e tendo como uma das principais características o indianismo, o percurso de Alencar é marcado sobretudo por uma obra de carácter nativista e uma grande exaltação da figura do índio.
A obra em apreço foi publicada em 1865 e pertence ao movimento Romântico brasileiro. O Romantismo é um termo bastante genérico, aplicado à profunda transformação nas atitudes do Ocidente em relação à arte, que dominou grande parte da cultura europeia de finais do século XVIII à primeira metade do século XIX e influenciou a maioria dos movimentos subsequentes, mesmo aqueles que contra ele reagiram.
Na Literatura, o movimento surge por volta de 1830 e segundo a Nova Enciclopédia Ilustrada “Seus traços principais são o forte desejo de expressar as peculiaridades do país e a valorização dos aspectos mais individuais da vida afectiva. Também, preocupou-se em consolidar uma literatura tipicamente brasileira, tanto em termos temáticos, como estilísticos.”1
A literatura passou a abordar aspectos como a exaltação da natureza, da paixão, do amor e da paixão dificultados por obstáculos de cariz social ou económica. No romance as personagens
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