SAÚDE DO IDOSO
Trabalho Escolar: SAÚDE DO IDOSO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: evaristo • 28/10/2013 • 509 Palavras (3 Páginas) • 464 Visualizações
DISCIPLINA: SAÚDE PÚBLICA
PROFESSORA: FABIANA DIAS
RESUMO DE SAÚDE DO IDOSO
I. INTRODUÇÃO
Em 1992, foi realizada em Viena, uma conferência mundial da ONU, sobre o envelhecimento da qual participou o Brasil. Seu principal objetivo era discutir os problemas que a humanidade deveria enfrentar, em decorrência do crescimento populacional deste segmento da sociedade.
De acordo com a Carta de Viena, os países deveriam desenvolver uma política de atendimento ao idoso nas áreas econômica, social, de saúde e legal, de forma que as pessoas pudessem usufruir, no seio da própria família e, em sua comunidade, de uma vida plena, saúdável, segura e satisfatória.
PNI (Plano Nacional do Idoso):
Promoção do envelhecimento saudável;
Manutenção da capacidade funcional;
Assistência às necessidades de saúde do idoso;
Recuperação da capacidade funcional comprometida.
II. JUSTIFICATIVA
A Fisioterapia tem sua maior justificativa manter o idoso na comunidade e na família, como um cidadão, evitando, principalmente, sua institucionalização, respeitando sua individualidades e limitações.
Desta forma promovem ações que fortalecem e educam o idoso e sua família na prevenção de doenças, evitando o asilamento precoce e/ou desnecessário.
III. OBJETIVOS GERAIS
Manter a independência do idoso- social/financeira;
Prevenir acidentes e traumatismos;
Evitar a evolução de doenças crônicas;
Prevenir a perda de destreza- manual/mental;
Prevenir o isolamento físico e solidão;
Prevenir a incontinência, os problemas de saúde mental;
Reduzir a duração das internações ou evitá-las totalmente.
IV. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Formar a consciência social do fisioterapeuta para a saúde do idoso;
Informar aos fisioterapeutas os benefícios cientificamente comprovados e, significativamente estatísticos, que o acompanhamento fisioterapêutico promove no público da Terceira Idade.
V. METODOLOGIA
A clientela deve ser composta por idosos acima de 60 anos, independentes ou semi-dependentes, portadores de problemas de ordem física e/ou psicológica, permanentes ou não.
Estes são encaminhados aos centros pelos médicos ou assistentes sociais, podem vir diretamente, ou encaminhados por vizinhos e amigos.
Execução de exercícios passíveis de serem realizados pelo paciente ou um membro da família.
Os atendimentos
...