SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Dissertações: SEQUÊNCIA DIDÁTICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: liliamara • 15/1/2015 • 433 Palavras (2 Páginas) • 1.122 Visualizações
ATIVIDADES EXTRACLASSES
2. ESTUDO EM BIBLIOTECAS COM MATERIAL DO PNBE (OBRAS DE APOIO PEDAGÓGICO DISTRIBUÍDAS PELO MEC).
Carga horária cumprida: (X) 4hs = 1 resenha por relatório
Obra estudada: Pedagogia do Alfabetizar Letrando da Oralidade à Escrita de ( Eglê Franchi)
Resenha crítica da obra (20 linhas):
Este livro tem como principal objetivo mostrar que através da oralidade se inicia a alfabetização num processo relevante no ensino aprendizagem. A autora procura descrever a relação entre professora e crianças e refletir sobre eles. O livro trata de um trabalho pedagógico que não pretende criar uma nova forma de alfabetização, porém mostra um trabalho pedagógico de alfabetização que seja próximo do processo natural de desenvolvimento psicológico da criança. A Eglê coloca como pressuposto básico a alfabetização vinculada sempre a processos significativos e interativos a proposta que envolve a alfabetização na oralidade das crianças através do diálogo da discussão e da contradição. Todo o trabalho da Eglê tem como base a pesquisa que realizou em uma classe de pré-primário em uma escola estadual com início em novembro de 1984, onde interagindo com as crianças e gravando conversas entre elas passou a analisar a linguagem oral e natural das crianças, partiu do pressuposto de que as crianças já possuem um saber extremamente complexo da língua e dos variados recursos de expressão que possuem, Franchi fala da dificuldade que os alunos tinham de reconhecer as palavras nos textos das cartilhas usadas para alfabetização, pois eram vazias e que não tinham nenhuma relação com a realidade e com o mundo dos próprios alunos, eram apenas construídas com o objetivo de desenvolver as habilidades de decodificação e moldados com proposito de exercitá-los na fixação de letras. A autora diz que enfrentará um desafio de conciliar as exigências aparentemente conflitivas sem torná-las entediante e limitada, mas desafiadora, criativa e significativa. Ela fala que a explicação está na reconstrução ativa dos textos pelas próprias crianças substituindo, ampliando e recompondo as histórias numa perspectiva social aberta, usando-as para uma reflexão com elas mesmas expressão pessoal partindo de seus interesses e realidades.
Por fim a referida obra busca apresentar diferentes perspectivas sobre a complexa temática do ensino aprendizagem da alfabetização e letramento através da oralidade para desenvolver a escrita ,dentro de uma leitura com significados relacionadas as experiências e vivencias e ao contexto social onde as crianças estão inseridas, oferecendo uma reflexão e construção de um ensino relevante no contexto educacional brasileiro.
...