Segurança do trabalho
Por: juniaferreira • 29/8/2017 • Seminário • 929 Palavras (4 Páginas) • 220 Visualizações
FORMULÁRIO PARA ORIENTAÇÕES DOS CURSISTAS
[pic 3]
Instruções para os cursistas: As atividades industriais estão buscando cada vez mais segurança em suas operações. Dessa forma, muitas tecnologias estão sendo inseridas à produção, para prevenir os acidentes e aumentar a produtividade. Assim, o objetivo dessa atividade será a apresentação dos alunos dos sistemas de segurança, visando apenas os sensores de segurança que estão sendo adotados nas indústrias para a proteção em máquinas e equipamentos, nesse caso: Barreira Óptica, Cortina Óptica e Tapete de Segurança.A aula da apostila que trata desse assunto é a aula 13. Após a apresentação dos sensores, os alunos deverão localizar na NR-12 os itens que falam sobre a segurança através de dispositivos de segurança. Formando-se grupos de no máximo 05 componentes, cada grupo deverá apresentar os resultados do objetivo dessa atividade. O tutor presencial terá mais informações com maiores detalhes e orientações. |
Descrição dos critérios de avaliação:
CRITÉRIOS | VALOR |
- Originalidade do trabalho do grupo; | 2,0 |
- Coerência das informações; | 3,0 |
- Informações das características e dos tipos de sensores de segurança utilizados pelas empresas, e verificar o que a NR-12 fala sobre essa questão. | 5,0 |
ATIVIDADE PRATICA
PRICIPIOS DA TECNOLOGIA INDUSTRIAL
Equipe:
JUNHO2016
Máquinas e processos industriais podem apresentar riscos inerentes a sua operação e tais riscos podem ser minimizados ou anulados através de sensores de segurança para maquinas.
O Art 186 da CLT e NR 12 em seu item 12.2.2 determinam que as máquinas e os equipamentos com acionamento repetitivo deverão receber proteção adequada.
Segurança de Máquinas – Proteções – Requisitos gerais para o projeto e construção de proteções fixas e móveis, proteção é definida como parte da máquina especificamente utilizada para prover proteção por meio de uma barreira física, devendo: Não apresentar facilidade de burla; Prevenir o contato (NBR NM 13852 / 13853 / 13854) Ter estabilidade no tempo; Não criar perigos novos como por exemplo, pontos de esmagamento ou agarramento, com partes da máquina ou de outras proteções, extremidades e arestas cortantes ou outras saliências perigosas; Não criar interferência; Para melhor entendimento, encontram-se resumidos, abaixo, os itens que se aplicam às prensas e similares, da Norma NBR 13852 - “Segurança de Máquinas - Distâncias de segurança para impedir o acesso à zonas de perigo pelos membros superiores”.
Barreira Óptica
[pic 4] [pic 5]
Esse dispositivo é um sensor aplicado em entradas de recintos que não podem (ou não devem), por razões técnicas, serem fechados por portas ou outra forma de barreira (ZOCCHIO; PEDRO, 2002).
Como funciona a Barreira Óptica
Basicamente é um sistema duplo de proteção, pois cada unidade possui projetor e receptor. Desta forma quando a mesma for interrompida, obrigatoriamente, serão desligados 2 circuitos, um de cada barreira. Caso seja detectada alguma anomalia em seu funcionamento, serão desligados os 2 circuitos um de cada barreira óptica.
Cortina Óptica
[pic 6]
A cortina óptica é introduzida em zonas de perigo de máquinas e equipamentos, para evitar que mãos ou qualquer outra parte do corpo sejam atingidas. É o tipo de barreira posicionada e fixada na máquina ou outro equipamento, de forma a impedir que os dedos, mãos ou outras partes do corpo dos trabalhadores venham a ter contato com a zona de perigo.
[pic 7] [pic 8] [pic 9]
As cortinas ópticas de segurança protegem as pessoas contra lesões e as máquinas contra danos, protegendo pontos de operação, acesso, áreas e perímetros. As cortinas ópticas Tipo 4 atendem às exigências CE e NR12,
...