Simbolismo
Artigo: Simbolismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maricm • 4/9/2014 • Artigo • 226 Palavras (1 Páginas) • 283 Visualizações
SIMBOLISMO
Movimento que se desenvolveu nas artes plásticas, teatro e literatura. Surgiu na França, no final do século XIX, em oposição ao Naturalismo e ao Realismo. Reagia contra tudo que representava o materialismo e racionalismo. Pregavam o subjetivismo, o misticismo e a sugestão sensorial.
O simbolismo buscou uma linguagem que pudesse “sugerir” a realidade, em vez de retratá-la de maneira tão óbvia como faziam os realistas. Para “sugerir” a realidade, os simbolistas usavam símbolos, imagens, metáforas, sinestesias (cruzamento de campos sensoriais diferentes), recursos sonoros e cromáticos (cor)
O precursor do simbolismo foi o poeta francês Charles Baudelaire (1821 – 1867). Sua poesia buscava abordar temas como miséria, prostituição, bêbados, frequentadores desocupados das tavernas, etc. Pode parecer estranho para muitos, mas ele via poesia em todos esses assuntos
Características do Simbolismo
- Ênfase em temas místicos, imaginários e subjetivos (Misticismo, subjetivismo);
- Caráter individualista
- Desconsideração das questões sociais abordadas pelo Realismo e Naturalismo;
- Estética marcada pela musicalidade (a poesia aproxima-se da música);
- Produção de obras de arte baseadas na intuição, descartando a lógica e a razão
- Utilização de recursos literários como, por exemplo, a aliteração (repetição de um fonema consonantal) e a assonância (repetição de fonemas vocálicos).
- Desejo de transcendência e integração com o cosmos
- Interesse pelo inconsciente e subconsciente
- Interesse pelo noturno, pelo mistério e pela morte
- Retomada de elementos da tradição romântica
- Atração pela morte e elementos decadentes da condição humana
...