TOPOGRAFIA
Dissertações: TOPOGRAFIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: taianefa • 27/3/2015 • 796 Palavras (4 Páginas) • 243 Visualizações
LOCAÇÃO DE OBRA
Na fase da locação da obra, se exige muita cautela e rigor em sua execução, pois a partir dela que a obra vai adquirir uma forma física. Se acaso ela não for bem executada, a obra apresentará defeitos na sua fase de construção, como por exemplo, a estrutura estará fora da posição projetada, onde acarretará custos para uma re-locação, ou comprometerá toda a sua estrutura.
Ou seja, recuos, alicerces, paredes, afastamentos e aberturas devem ser devidamente marcados, para que não ocorra nenhum erro na obra.
É necessário que todos os serviços preliminares de movimentação de terra, contenção e drenagem do terreno tenham sido concluídos.
Os métodos de locação variam conforme o tipo do edifício. Quanto mais extensa a obra, ou mais precisão tenha sua estrutura, mais precisa terá que ser a locação.
O primeiro passo para execução da locação é definição de um ponto de referência. Alguns pontos que são comuns para essa utilização:
* Alinhamento da rua
* Poste no alinhamento do passeio
* Lateral de terreno
E para referência de nível pode-se utilizar um ponto marcado em algum elemento fixo onde dê a referência de altura.
GABARITO
Gabarito ou tabeira é uma construção de madeira, onde são empregados sarrafos nivelados na altura do projeto, sustentados por caibros firmemente cravados no solo, contornando os quatro piquetes.
Neste processo, locam-se no terreno quatro piquetes com teodolito ou com trena e esquadro, que correspondem ao tamanho da obra; medida de parede externa a parede externa, mesmo que tenha várias dimensões. O importante é fazer com que sua representação seja uma figura regular. A partir desses piquetes, constroem-se o gabarito com um afastamento (1,5 a 5,0 m), de modo que nas aberturas das valetas ou cavas de fundações não exigem a sua remoção o danificação.
- Locação por Cavaletes
A locação por cavaletes é indicada para obras de menor porte – garagens, barracões e ampliações - e com poucos elementos a serem locados.
Nesse tipo de locação, os alinhamentos são definidos por pregos cravados nos cavaletes constituídos de duas ou três estacas cravadas diretamente no solo e travadas por uma travessa nivelada pregada nas estacas.
Tem como vantagem a menor utilização de materiais e a grande desvantagem dos cavaletes por serem isolados é a dificuldade de se perceber deslocamentos provocados pela circulação de equipamentos e operários, resultando com isso alinhamentos e locações fora do previsto.
- Locação por tabeira
Locação por tabeira ou tábua corrida é indicada para obras com muitos elementos a serem locados.
Consiste em contornar toda a futura edificação com um cavalete contínuo constituído de estacas e tábuas niveladas e em esquadro (polígono em esquadro).
Depois de definidas as linhas do gabarito, sempre que Possível distanciadas 1,20 m ou mais da futura construção, fincam-se no
...