Texto Dissertativo
Trabalho Escolar: Texto Dissertativo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sabrinaflorenco • 13/2/2015 • 6.886 Palavras (28 Páginas) • 344 Visualizações
Texto Dissertativo-Argumentativo
O texto Dissertativo-Argumentativo é baseado na defesa de uma ideia por meio de argumentos e explicações, a partir de um determinado tema ou assunto. Portanto, trata-se de um texto opinativo cujo objetivo central reside na formação de opinião do leitor, ou seja, caracteriza-se por tentar convencer ou persuadir o interlocutor. Não obstante, o texto é dissertativo pois propõe expor ideias sobre determinado tema; e também argumentativo, porque utiliza de estratégias argumentativas para produzi-lo
Estruturação de um texto Dissertativo-Argumentativo
Embora o texto dissertativo-argumentativo siga o padrão dos modelos de redação, ou seja, "Introdução, Desenvolvimento e Conclusão"; esse tipo de texto é pautado nas "Estratégias Argumentativas" que, sobretudo, convencerão o leitor mediante argumentos coerentes. Dessa forma, estas estratégias são recursos para justificar os argumentos como, por exemplo: pesquisa e levantamento de dados, exemplos, informações, comparações, explicações, citações.
Para melhor exemplificar, as etapas necessárias para produzir um texto dissertativo-argumentativo são:
• Problema: No momento inicial busca-se o problema, ou seja, os fatos sobre o tema pretendido e, ademais a tese (ideia central do texto).
• Opinião: Para que o texto tenha propriedade, nesse caso, a opinião pessoal sobre o tema reforçará a argumentação. Assim, o importante é que por meio da tese, buscar uma verdade pessoal ou juízo de valor sobre o tema abordado.
• Argumentos: O mais importante de um texto dissertativo-argumentativo é a organização, clareza e exposição dos argumentos. Para tanto, é importante selecionar exemplos, fatos e provas a fim de assegurar a validade de sua opinião, sem deixar de justificar.
• Conclusão: Nesse momento busca-se a solução para o problema exposto. Assim, é interessante apresentar a síntese da discussão, a retomada da tese (ideia principal) e além disso, a proposta de solução do tema com as observações finais.
Pontuação
Pontuação são sinais gráficos que servem para dar coerência e coesão ao texto de forma a expressar pausas, entonações, emoções, etc. Desta forma, são muito importantes na produção dos textos em termos de semântica e sintaxe. Veremos a seguir alguns dos sinais mais importantes e mais utilizados.
Sinais de Pontuação
Ponto (.)
O ponto, conhecido como ponto final, serve para terminar a ideia ou discurso e indicar o final do período. Muitas vezes, ponto é utilizado quando se escreve no mesmo parágrafo e o ponto final indicam que um novo parágrafo irá se iniciar. Também se utiliza nas abreviações (Sr., ex. pg., etc.). Vejamos o exemplo abaixo:
Acordei e logo pensei nela e na discussão que tivemos. Depois, saí para trabalhar e resolvi ligar e pedir perdão.
Vírgula (,)
A vírgula indica uma pausa no discurso. Sua utilização é tão importante que pode mudar o significado quando não utilizada ou até mesmo utilizá-la de modo incorreto. A vírgula é utilizada para separar termos com a mesma função sintática e também para separar o aposto e o vocativo, como por exemplo: “Rose Maria, apresentadora do programa da manhã, falou sobre as receitas vegetarianas” (aposto); Desta maneira, Maria, não posso mais acreditar em você. (Vocativo)
Ponto e Vírgula (;)
Um sinal que muitas vezes gera confusão nos leitores é o ponto e vírgula já que ora representa uma pausa mais longa que a vírgula e ora mais breve que o ponto. Serve para separar várias orações dentro de uma mesma frase e para separar itens enumerados. Vejamos exemplos:
O conteúdo da prova são:
- Geografia;
- História;
- Português;
- Biologia;
- Química;
Joaquim celebrou seu aniversário na praia; não gosta do frio e nem das montanhas.
Dois Pontos (:)
Esse sinal gráfico é utilizado antes de uma explicação, para introduzir uma fala ou até mesmo a fim de enumeração. Por exemplo:
Na matemática as quatro operações essenciais são: adição, subtração, multiplicação e divisão.
Joana explicou: — Não devemos pisar na grama do parque.
Ponto de Exclamação (!)
O próprio nome já indica que o ponto de exclamação é utilizado para exclamar, ou seja, é utilizado em frases que denotam sentimentos (surpresa, desejo, susto, ordem, entusiasmo, espanto). Por exemplo: Que horror! Eu ganhei! Seja rápido!
Ponto de Interrogação (?)
O ponto de interrogação serve para interrogar, ou seja, para perguntar. Utiliza-se no final das frases diretas ou indiretas-livre. Por exemplo: Quer ir ao cinema comigo? Gosta de chocolate? Então? Que é isso?
Reticências (...)
As reticências são três pontos que servem para suprimir palavras, textos ou até mesmo indicar que o sentido vai muito mais além do que está expresso na frase. Por exemplo: Ana gosta de comprar roupas: sapatos, bolsas, calças...
Aspas (“ ”)
Esse sinal de pontuação pode ser utilizado para enfatizar palavras ou expressões. Serve também para delimitar citações e para mencionar títulos de obras. Por exemplo: Pedro Luís Jorge, em sua obra intitulada "Memória dos Ventos" utiliza muitas descrições como podemos notar no trecho a seguir: "Numa cidade de planície cortada por longo e calmo rio de margens baixas e frondosas, nascido em sólidas montanhas onde a chuva se recolhe, burgo antigo e baluarte de senhores, mercadores, artífices, e religiosos, dividida em duas margens, a do Sul de poucas alamedas a separar bairros de malha apertada com ainda algum típico rústico de recuados tempos e casarões-convento, e a do Norte de vastos e arborizados parques e privados jardins com particulares mansões, onde o único ex-convento se chama mosteiro, vivia um
...