Texto Dissertativo - Filme Crash No Limite
Monografias: Texto Dissertativo - Filme Crash No Limite. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vitorjhordan • 16/9/2013 • 470 Palavras (2 Páginas) • 3.518 Visualizações
O filme Crash - No limite, gravado em um país de primeiro mundo, mostra no decorrer de suas cenas o que vemos e percebemos todos os dias. Pessoas de diferentes raças e nações, entrando em conflito entre si por causa da cultura de cada um, onde um não aceita a origem do outro e acaba agindo de forma preconceituosa, certas vezes até violenta.
Durante o filme percebemos a diversidade de culturas e costumes dos personagens de diferentes origens, mas que convivem em ambientes iguais. Onde cada um tenta defender seus ideais, fazendo o outro desacreditar nos pensamentos colocados pela sociedade e ver que as coisas não andam como o mundo coloca. Ao demonstrarem seus costumes acabam gerando conflito com o outro por causa da cultura local onde este já está acostumado a viver, e acostumado também a achar que seu modo de vida, é superior a outras culturas. Apesar de muitos serem do mesmo país, as nações misturadas acabaram gerando diferentes povos dentro do mesmo. Estes ao se misturarem tiram conclusões próprias sobre o outro, agindo de forma negativa, preconceituosa, oprimido assim aquele ao qual ele acha “diferente” ou “estranho”.
Vemos no filme vários tipos de julgamentos precipitados, que no caso seria a presença forte do etnocentrismo, como na cena da mulher branca que vê dois negros conversando andando em direção a ela e seu marido, ao fazer certo movimento, os negros se sentem humilhados por tal ação, e acabam assaltando-a, levando seu carro. Percebe-se também o abuso de poder de um policial ao ver um casal de negros dentro de um carro suspeito de roubo, que ao revistá-los acaba molestando a mulher que se lamenta ao marido, onde este não pode fazer nada, por temer a polícia, e também por não querer sua carreira profissional manchada, e também o julgamento da mulher branca ao seu marido, onde esta se sente ameaçada por ter um latino trabalhando em sua casa, achando que este é bandido. Ainda no filme notamos o relativismo cultural, onde o negro se vangloria a sua mãe, por estar transando com uma mulher branca. Um americano julgando um persa, achando que ele era mulçumano e poderia estar tentando fazer um ataque terrorista, ao ir a sua loja comprar armas.
Percebemos assim que as diferenças de origens, povos e nações, acabam gerando preconceito em algumas pessoas, fazendo-as agirem de forma agressiva de acordo com a origem de cada um, pré-julgando o outro sem conhecê-lo de verdade, achando que sua cultura é mais importante e superior (etnocentrismo).
A diversidade cultural hoje pode levar de um bom entendimento, ou como o filme mostra uma má convivência entre as culturas do mundo. O que é bem comum em um país formado por essa variedade cultural. Cabe aos seres humanos, terem a consciência e respeito sobre a escolha e origem do outro.
...