TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto E Coerencia

Trabalho Universitário: Texto E Coerencia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 4

Texto e Coerência

Antes de mais nada, é preciso observar que nenhum dos conceitos encontrados na literatura é capaz de conter em si todos os aspectos que consideramos como definidores da coerência

A coerência teria a ver com a "boa formação" do texto, sendo mais ligada, talvez, a uma boa formação em termos da interlocução comunicativa. Portanto, a coerência é algo que se estabelece na interação, na interlocução, numa situação comunicativa entre dois usuários. Ela é o que faz com que o texto faça sentido para os usuários, um princípio de interpretabilidade do texto. A coerência seria a possibilidade de estabelecer, no texto, alguma forma de unidade ou relação. Essa unidade é sempre apresentada como uma unidade de sentido no texto, o que caracteriza a coerência como global, isto é, referente ao texto como um todo.

A coerência é vista também como uma continuidade de sentidos perceptíveis no texto, resultando numa conexão conceitual cognitiva entre elementos. Se pode dizer que a coerência é,basicamente, um princípio de interpretabilidade e compreensão do texto caracterizado por tudo de que o processo aí implicado possa depender.

Paralelamente ao conceito de coerência, formando com ele uma espécie de par opositivo/distintivo, encontramos nos estudos textuais o conceito de coesão. Ao contrário de coerência, a coesão é explicitamente revelada através de marcas linguísticas, índices formais na estrutura da sequência linguística e superficial do texto, sendo, portanto, de caráter linear, já que se manifesta na organização sequencial do texto. A coesão é, então, a ligação entre os elementos superficiais do texto, o modo como eles se relacionam, o modo como as frases ou partes delas se combinam para assegurar um desenvolvimento proposicional. A coesão é interna (linguística) e a coerência, externa, pois diz respeito aos contextos e situações. A coerência é " o resultado da atualização de significados potenciais que vai configurar um sentido". A coesão é " o modo pelo qual as frases ou partes delas se combinam para assegurar um desenvolvimento proposicional".

Para Van Dijk ( 198) e Kintsch (1983), o termo coerência pode ser usado em sentido geral para denotar que alguma forma de relação ou unidade no discurso pode ser estabelecida. Van Dijk e Kintsch aludem a diversos tipos de coerência:

" Coerência semântica - que diz respeito a relação entre significado dos elementos das frases em sequência em um texto ou entre elementos do texto como um todo;

Coerência sintática - que se refere aos meio sintáticos para expressar a coerência semântica;

Coerência estilística - que significa que o usuário em seu texto faz uso do mesmo estilo ou registro, na escolha lexical, comprimento e complexidade da frase etc. Esta noção parece necessária para explicar fenômenos de quebras estilísticas;

Coerência pragmática - que caracteriza o discurso quando estudado como uma sequência de atos de fala, desde que os atos da fala em sequência sejam condicionalmente relacionados e satisfaçam as mesmas condições de propriedade que se mantém para um contexto pragmático dado"

Na verdade, a coesão ajuda a perceber a coerência na compreensão dos textos, porque é resultado da coerência no processo de produção desses mesmos textos.

Textualidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com