Texto E Textualidade
Ensaios: Texto E Textualidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Joelosn • 1/4/2014 • 407 Palavras (2 Páginas) • 562 Visualizações
Para se produzir um texto com qualidade, antes é preciso estudar o que é texto e textualidade, Segundo Costa Val, texto ou discurso é uma ocorrência lingüística falada ou escrita, de qualquer extensão, dotada da unidade sociocomunicativa, semântica e formal. E a textualidade é um conjunto de características que fazem que um texto seja um texto, e não apenas uma seqüência de frases.
O texto será bem aceito quando existirem três aspectos:
O Pragmático: é expressar as idéias de forma concisa, clara e objetiva.
Semântico-conceitual: é o sentido do texto, ele precisa ser coerente.
Segundo a autora, um texto para ser coerente depende do conhecimento da língua e de mundo e do grau de compartilhamento desse conhecimento entre produtor e receptor. Se o receptor de um texto não conhecer bem a língua que lhe deu forma, bem como a realidade de que ele fala, com toda certeza irá classificá-lo como incoerente. A coerência textual depende também das inferências, da intertextualidade, dos fatores pragmáticos e interacionais (tipos de atos de fala na interação, contexto de situação, intenção comunicativa).
Formal: é a manifestação da coesão.
Para Ela, a coesão é responsável pela ligação dos sentidos isolados para evidenciar a estruturação da seqüência superficial do texto, não perdendo de vista o todo e a intenção com que se produz esse todo, para constituir finalmente um texto. Os mecanismos para a coesão de um texto podem ser o uso adequado dos operadores argumentativos, do léxico através da reiteração (repetição do mesmo item lexical: sinônimos, nomes genéricos etc.) e da colocação (uso de termos pertencentes a um mesmo campo significativo).
Costa Val, cita Beaugrande e Dressler (1983) como responsáveis pelos fatores pragmáticos da textualização que são eles:
Intencionadade: empenho do produtor em produzir um texto coerente, coeso, capaz de convencer o receptor determinada situação comunicativa.
Aceitabilidade: Expectativa de que o recebedor avalie o texto como coerente e coeso, relevante e capaz de levá-lo a alargar os seus conhecimentos ou de aceitar a intenção do produtor.
Situacionalidade: Elementos responsáveis pela pertinência e relevância do texto quanto ao contexto em que ocorre. Adequação do texto à situação sociocomunicativa.
Informatividade: Responde pela suficiência de dados no texto, como também pelo grau de previsibilidade nas ocorrências no plano conceitual e no formal.
Intertextualidade: Fatores que fazem a utilização de um texto dependente do conhecimento de outro(s) texto(s)
A unidade textual se constrói:
- No aspecto sociocomunicativo: através dos fatores pragmáticos (intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, informatividade e intertextualidade)
- No aspecto semântico: através da coerência, informatividade, intertextulalidade.
-No aspecto formal: através da coesão.
...