Tipos De Textos
Trabalho Escolar: Tipos De Textos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunaakemi • 11/9/2014 • 1.289 Palavras (6 Páginas) • 403 Visualizações
No quesito estrutural, existem três tipos de textos com diferentes estruturas e regras de produção. São eles: descritivo, narrativo e dissertativo-argumentativo. Vale lembrar que, tipo de texto é diferente de tipologia textual, pois a tipologia é muito mais profunda e abrangente. A seguir, mais detalhes sobre cada tipo de texto.
Descritivo: faz interrupções na história para apresentar melhor um personagem, um lugar ou um objeto, presença de substantivos, adjetivos, verbos de ligação, predominância do predicado verbal e emprego de metáforas e comparações a fim de auxiliar a “visualização” das características descritas.
Narrativo: apresenta uma sequência de fatos onde os personagens se movimentam num determinado espaço no tempo, seus elementos são narrador (observador ou personagem), enredo (foco narrativo em 1ª ou 3ª pessoa), personagens (protagonistas, antagonistas e coadjuvantes), espaço e tempo (cronológico ou psicológico) e possui como estrutura apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho.
Dissertativo-argumentativo: discorre sobre um assunto, sua tipologia é expositiva, persuade o leitor sobre o ponto de vista do autor sobre o assunto, é escrito em terceira pessoa, sua estrutura básica apresenta três parágrafos – introdução (apresentação da tese a ser discorrida), desenvolvimento (argumentação sobre os pontos positivos e negativos) e conclusão (propõe-se uma solução ao problema apontado) -, podendo ter apenas dois parágrafos, desde que estejam concisos, mas não pode passar de cinco, pois trata-se de um texto de leitura rápida e não cansativa.
Outro aspecto importante a ser mencionado é a coesão. Coesão pode ser entendida como a ligação entre as partes do texto. Percebe-se esta ligação quando se lê um texto e nota-se que seus parágrafos, suas frases estão bem unidos de forma que façam sentido e garantam a conexão sequencial. A seguir, alguns exemplos de elementos coesivos.
Existem indicadores (palavras ou locuções) de: oposição (indica uma ideia contrária ao que foi dito anteriormente) - mas, porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto; consequência (indica o resultado de uma ação) - porque, visto que, em virtude de, uma vez que; tempo (indica quando algo aconteceu ou acontecerá) - logo que, assim que, antes que, depois que; condição (indica algo que só acontecerá se determinado fato se concretizar) - se, caso, contanto que, a não ser que, a menos que; conclusão (indica uma solução, um fim) - portanto, então, assim.
Agora temos a exemplificação do que foi dito acima sobre gêneros textuais, elementos coesivos e estruturas dos textos, com uma análise de uma revista, meio de comunicação muito ativo e presente na rotina das pessoas.
VEJA é uma revista de grande circulação nacional publicada semanalmente pela Editora Abril. Fundada em 11 de setembro de 1968, tem como público-alvo adultos e trás informações sobre os campos da ciência, política, economia, cultura e tecnologia, tanto do Brasil como do mundo.
Para este trabalho, foram analisados cinco gêneros textuais presentes na revista VEJA número 22, edição 2323, ano 46, de 29 de maio de 2013. A seguir, a análise de cada gênero escolhido:
Carta ao leitor: “A verdade dos fatos”. Suas características são: uso da linguagem coloquial a fim de produzir descontração sem perder a seriedade, o leitor é inserido no texto através de interlocuções, apresenta a valorização da fonte da reportagem.
Entrevista: “O amigo judeu do papa Francisco”. Suas características são: colher informações ou depoimentos sobre a vida de uma pessoa ou um acontecimento, apresenta perguntas por parte do entrevistador, possui muitos sinais de pontuação com intuito de passar ao leitor a emoção com que o entrevistado reagiu.
Blog: “Blogosfera”. Características do gênero: é uma página na internet, possui conteúdo livre e nenhuma regra sobre como deve ser estruturado o texto a ser postado.
Resenha: “Memórias da grande dor”. Características do gênero: é a junção do resumo + avaliação do objeto, apresenta os pontos positivos e negativos, contém citações da obra com finalidade de exemplificar o ponto de vista do crítico.
Propaganda: “Bradesco bom para você”. Características: seduzir o consumidor a obter o produto, linguagem direta e direcionada ao público-alvo, possui slogan e faz uso de imagens para chamar a atenção do interlocutor.
Para finalizar este trabalho, após exemplificar vários elementos importantes da nossa gramática, iremos explanar o novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa.
Em 16 de dezembro de 1990, em Lisboa, reuniram-se Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Timor Leste com o intuito de estabelecer um novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa. Esse acordo tinha como finalidade unificar a ortografia da Língua Portuguesa nesses países, afetando somente a escrita, mantendo o aspecto da língua falada.
Em janeiro de 2009 a reforma ortográfica entrou em vigor, com o prazo de quatro anos para adaptação, podendo se usar as duas formas ortográficas, em concursos públicos, escolas, exames e etc. Em janeiro de 2013 terminou esse prazo podendo ser usada somente a nova
...