Tippos Conhecimento
Artigos Científicos: Tippos Conhecimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: souzaalexandra • 26/9/2014 • 366 Palavras (2 Páginas) • 285 Visualizações
explique os fenômenos observados, aspecto que dificulta a transmissão, de pessoa a pessoa, desse modo de conhecer. É verificávelé falível e inexato, não permite a formulação de hipóteses sobre a existência de fenômenos situados além das percepções objetivas.
CONHECIMENTO FILOSÓFICO
O conhecimento filosófico é valorativo, pois seu ponto de partida consiste em hipóteses, que não poderão ser submetidas à observação: é não verificável, já que os enunciados das hipóteses filosóficas, ao contrario do que ocorre no campo da ciência, não podem ser confirmados nem refutados É racional, em virtude de consistir num conjunto de enunciados logicamente correlacionados. Tem a característica de sistemático, pois suas hipóteses e enunciados visam a uma representação coerente da realidade estudada, nua tentativa de apreendê-la em sua totalidade. Por último, é infalível e exato, já que, quer na busca da realidade capaz de abranger todas as outras, quer definição do instrumento capaz de apreender a realidade, seus postulados, assim como suas hipóteses, não são submetidos ao decisivo teste da observação (experimentação). é caracterizado pelo esforço da razão pura para questionar os problemas humanos e poder discernir entre o certo e o errado, unicamente recorrendo às luzes da própria razão humana.
Conhecimento Religioso
O conhecimento religioso, isto é, teológico, apóia-se em doutrinas que contêm proposições sagradas (valorativas), por terem sido reveladas pelo sobrenatural (inspiracional) e, por esse motivo, tais verdades são consideradas infalíveis e indiscutíveis (exatas); é um conhecimento sistemático do mundo parte do princípio de que as “verdades” tratadas são infalíveis e indiscutíveis, por consistirem em “revelações” da divindade (sobrenatural).
Conhecimento Científico
é real (factual) porque lida com ocorrências ou fatos, isto é, com toda “forma de existência que se manifesta de algum modo” (Trujillo, 1974:14). Constitui um conhecimento contingente, pois suas proposições ou hipóteses tem sua veracidade ou falsidade conhecida através da experiência e não apenas pela razão, como ocorre no conhecimento filosófico. É sistemáticoformando um sistema de idéias (teoria) e não conhecimentos dispersos e desconexos.
http://www.psiquiatriageral.com.br/cientificos/ciencia_conhe_cientifico.htm
Trujillo (1974-11) sistematiza as características dos quatro tipos de conhecimento:
Conhecimento popular
Valorativo
Reflexivo
Assistemático
Verificável
Falível
...