Trabalho 01
Artigos Científicos: Trabalho 01. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ronaldfrancc • 11/10/2013 • 315 Palavras (2 Páginas) • 230 Visualizações
“O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, está preocupado com a alta inflação pressionando os juros porque isso será péssimo para o desenvolvimento do setor produtivo. “Estamos preocupados”, disse ele lembrando que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, falou que a política de combate à inflação é a política de juros. “Se houver um repique da inflação e o país tiver que usar os juros para contê-la com a política cambial atual está dando um passo atrás. Isso tudo vai contra o desenvolvimento da indústria brasileira e da economia”, afirmou o empresário pouco antes do início da 40ª reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico, o Conselhão, nesta quarta-feira (27/2), no Palácio do Planalto.
Na avaliação de Andrade, o pior cenário para a economia brasileira é juros elevado e real fortalecido. “Temos que segurar a inflação e reduzir o câmbio. Fortalecer o real neste momento não ajuda a conter inflação. Você pode até argumentar que o aumento do dólar pode criar uma pressão inflacionária, mas a redução não cria uma pressão que no sentido contrário”, afirmou ele destacando que os preços estão estabelecidos e não se tem uma redução de preços no mercado em virtude da variação do dólar. “O que estabelece preço no mercado é a competição e o consumo. Isso independe de reduzir a taxa de câmbio. O que tem criado muita pressão inflacionária são os serviços, que não sofrem competição com os produtos importados”, afirmou ele recomendando que um controle maior dos preços na área de serviços. Ele citou o transporte e gás como alguns dos vilões da competitividade da indústria nacional. “A falta de infraestrutura adequada faz com que o frete aqui seja 30% mais caro do que em outros países que nós competimos. O gás, no Brasil, existe e não exploramos. Por isso, ele chega a custar para a indústria quatro vezes mais do que nos Estados Unidos”, afirmou.”
...