Trabalho De Campo - IEPT
Pesquisas Acadêmicas: Trabalho De Campo - IEPT. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: anaathaiis • 24/11/2013 • 1.295 Palavras (6 Páginas) • 500 Visualizações
ANA THAÍS ALVES ABREU
FELIPE FERNANDES SILVEIRA
TRABALHO DE CAMPO
O Profissional da Gastronomia - Gastrônomo
Trabalho de Campo, relacionado à profissão do Gastrônomo apresentado no âmbito da disciplina Introdução à Educação Profissional e Tecnológica, como requisito parcial para a finalização das atividades acadêmicas do semestre em curso.
Orientadora: Prof.ª CLÁUDIA QUERMES
Brasília
2013
Dedicamos este Projeto para todos que acreditam no nosso potencial, seja como alunos, como futuros gastrônomos e como pessoas que têm o melhor a oferecer.
AGRADECIMENTOS
Agradecemos primeiramente à Professora Cláudia Quermes, visto que sem ela, nada disso seria nos dado tão brilhantemente, quanto nos foi. Em segundo, agradecemos à Professora Fernanda Lima Avena Costa, nossa entrevistada, que nos recebeu com carinho e boa vontade. Aos nossos colegas e aqueles poucos amigos de sala. E por último, não menos importante, um ao outro, visto que se não fosse a parceria e confiança, esse Projeto não teria chegado ao fim.
“A gastronomia é uma aquisição. Uma vez assimilada, a pessoa não consegue se livrar dela, passa a ficar mais exigente e a buscar o prazer que a boa comida proporciona.”
(Josimar Melo)
SUMÁRIO
Página
Introdução ...................................................................................... 6
Descrição do Entrevistado ............................................................ 7
Descrição detalhada do Local da Pesquisa ................................. 8
O que é ser um profissional da gastronomia?............................. 9
Conclusão ....................................................................................... 11
Referências ..................................................................................... 12
INTRODUÇÃO
Temperos, panelas, receitas, concentração. O domínio destes itens, entre outros, é essencial para o profissional formado em gastronomia. A profissão é relativamente nova no Brasil, com o primeiro curso instalado em 1994, em São Paulo. Com o fortalecimento das atividades de turismo, abriu-se um nicho de mercado em forte expansão.
Para tornar-se um gastrólogo, que é além de conhecedor das praticas, como também de toda a teoria que rodeia esse universo maravilhoso, existem cursos superiores tecnológicos em Gastronomia. Nele, o aluno concebe, planeja, gerencia e opera produções culinárias e atua nas diversas fases do serviço de alimentação. Há a consideração de aspectos culturais, regionais e socioeconômicos, bem como o mercado de trabalho local, empresas de turismo, restaurantes e outros locais para a atuação do profissional.
É uma arte complexa que exige total domínio não só da sua gastronomia local, bem como de todo o mundo, como também exige criatividade, atenção, empenho e, não menos importante, comprometimento e entrega. Para muitos uma arte, para outros o conhecimento teórico e pratico das peculiaridades do alimento e da alimentação humana.
FERNANDA LIMA AVENA COSTA
Graduada em Nutrição pela Universidade de Brasília (UNB-2008) e também em Gastronomia pelo Centro Universitário Euro-Americano (UNIEURO- 2007). Possui mestrado em Nutrição Humana, também pela UNB (2010). Pós-graduação em Gastronomia e Segurança Alimentar, pelo Centro de Excelência em Turismo (CET-2009).
Autora e coautora de inúmeros artigos, sendo sua citada bibliograficamente como Avena F.L., atuou em hospitais, ministérios tanto da saúde, quanto do exército e universidades, como UNB, UNIEURO, UCB.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA
A Universidade Católica de Brasília está situada na cidade de Taguatinga – DF, é administrada pela UBEC - União Brasiliense de Educação e Cultura, associação fundada em 1972 pelos Maristas, Lassalistas, Salesianos,Estigmatinos e Salesianas.
Possui inúmeros cursos de graduação e pós-graduação e oferece também cursos superiores tecnólogos, como o abrangido nesse projeto: Gastronomia.
O QUE É SER UM PROFISSIONAL DA GASTRONOMIA?
A partir do que foi proposto em sala como Trabalho de Campo, algumas perguntas foram feitas à professora Fernanda Lima Avena Costa, acerca do que é ser um profissional da gastronomia, bem como o seu papel na instituição em que trabalha e seu grau de satisfação com o que faz. Com total carinho, paciência e atenção, ela respondeu todas de forma clara e objetiva, num bate-papo descontraído. Segue abaixo a transcrição da entrevista.
De
...