Trabalho Escolar
Artigo: Trabalho Escolar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: myrelaribeiro • 11/8/2014 • 680 Palavras (3 Páginas) • 329 Visualizações
Orações Subordinadas Substantivas
A) Oração Subordinada Substantiva Subjetiva:
É a oração que funciona como sujeito da oração principal. Para encontrar o sujeito de qualquer verbo, deve-se perguntar a ele “Que é que...?”
Existem três estruturas de oração principal que se usam com subordinada substantiva subjetiva:
1)Verbo de ligação + predicativo + oração subordinada substantiva subjetiva.
Ex: É necessárioque façamos nossos deveres.
Em que “É” é verbo de ligação,“necessário” funciona como predicativo do sujeito e “que façamos nossos deveres”, como oração subordinada substantiva subjetiva, pois, se perguntarmos ao verbo “ser” “Que é que é necessário?”, obteremos como resposta “que façamos nossos deveres”.
2) Verbos como convir, constar, parecer, importar, interessar, suceder, acontecer + oração subordinada substantiva subjetiva.
Ex: Convémque façamos nossos deveres.
Em que “Convém” tem como sujeito “que façamos nossos deveres", pois, se perguntarmos a ele “Que é que convém?”, obteremos como resposta “que façamos nossos deveres”.
3)Verbo na voz passiva + oração subordinada substantiva subjetiva.
Ex: Foi afirmadoque você subornou o guarda.
Em que “Foi firmado” é locução verbal passiva que tem como sujeito “que você subornou o guarda”, pois se perguntarmos à locução verbal “Que é que foi afirmado?”, obteremos como resposta “que você subornou o guarda”.
B) Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta:
É a oração que funciona como objeto direto da oração principal. O objeto direto é o complemento do verbo transitivo direto. Constata-se que um verbo é transitivo direto, colocando-o no seguinte esquema:“Quem ...... , ....... algo”; o “algo” funcionará como objeto direto. Por exemplo, o verbo “comprar”: Quem compra, compra algo.
Ex:Todos desejamosque seu futuro seja brilhante.
Em que “desejar” é verbo transitivo direto, pois “quem deseja, deseja algo”.“Todos desejamos” o quê? Resposta:“que seu futuro seja brilhante”, portanto o nome da oração é subordinada substantiva objetiva direta.
C) Oração Subordinada Substantiva Objetiva Indireta:
É a oração que funciona como objeto indireto da oração principal. O objeto indireto é o complemento do verbo transitivo indireto. Constata-se que um verbo é transitivo indireto, colocando-o no seguinte esquema:“Quem ...... , ....... + prep + algo”; o “algo” funcionará como objeto indireto. Por exemplo, o verbo “precisar”: Quem precisa, precisa de algo.
Ex:Lembro-me deque tu me amavas.
Em que “lembrar-se” é verbo transitivo indireto, pois quem se lembra, lembra-se de algo.“Lembro-me” de quê? Resposta:“de que tu me amavas”, portanto o nome da oração é subordinada substantiva objetiva indireta.
D) Oração Subordinada Substantiva Completiva Nominal:
É a oração que funciona como complemento nominal de um termo da oração principal, que será um substantivo abstrato, um adjetivo ou um advérbio. O complemento nominal é sempre antecedido de uma preposição, logo todas as orações
...