Trabalho Pronto
Casos: Trabalho Pronto. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: trinta • 10/10/2013 • 1.075 Palavras (5 Páginas) • 615 Visualizações
PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA LEITURA E ESCRITA
JUSTIFICATIVA:
A leitura e a escrita são hoje um dos maiores desafios das escolas, visto que quando estimulada de forma criativa, possibilita a redescoberta do prazer de ler, a utilização da escrita em contextos sociais e a inserção da criança no mundo letrado.
Pensando nesse contexto, o Projeto “Quem conta um conto aumenta um ponto...” torna-se necessário e viável, pois pretende fomentar a leitura, a interpretação e a produção por meio da contação de história.
Com uma proposta de trabalho interdisciplinar com as literaturas infantil e infanto - juvenil, o projeto busca reunir escola e comunidade local em atividades de pesquisa e informações que contribuam para o resgate da história da comunidade, tornando o aluno a mola mestra do processo ensino aprendizagem.
OBJETIVOS:
OBJETIVOS GERAIS:
• Estimular o prazer pela leitura, considerando a interdisciplinaridade e a atuação de toda a escola nesse processo;
• Trabalhar com gêneros literários diversos, possibilitando ao alunado a aquisição de competências leitoras;
• Resgatar a história de sua comunidade por meio de contos populares;
• Desenvolver a reescrita de histórias e a produção textual.
OBJETVOS ESPECÍFICOS:
• Ampliar o repertório de histórias conhecidas;
• Familiarizar-se com as histórias;
• Construir o hábito de ouvir histórias e sentir prazer nas situações que envolvem leitura de história;
• Aproximar-se do universo escrito e dos portadores de escrita(livros e revistas), manuseando-os e reparando na beleza das imagens;
• Relacionar textos e ilustração, manifestando sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindo preferência e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler.
• Vivenciar situações de leitura compartilhada e uso do cantinho de leitura da classe;
• Contar de histórias conhecidas;
• Realizar leituras orais e silenciosas de histórias; e silenciosas de histórias;
PROJETO DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONHECENDO O GÊNERO RECEITA CULINÁRIA
Trabalho apresentado como requisito para obtenção de resultado parcial de nota da disciplina de Estágio em Educação Infantil do curso de Pedagogia orientado pela Profª. Andressa Mafezoni.
PROJETO DE INTERVENÇÃO
I – IDENTIFICAÇÃO
Nome da escola: CMEI Cecília Meireles
Turma: Grupo VI
Ano/Semestre: 2010/2º semestre
Turno: Vespertino
Nº Alunos: 26
II – DIAGNÓSTICO DA REALIDADE
-Características da escola Apresenta uma estrutura física que permite a realização de atividades e eventos escolares funcionando nos períodos matutino e vespertino, atendendo crianças de 06 meses à 05 anos.
- Estrutura física Possui oito salas de aula, um laboratório de informática, secretaria, coordenação, direção, administração, reprografia, sala de professores, banheiros masculino e feminino, cozinha, espaço para refeições, e área externa com um parquinho para crianças de 06 meses à 03 anos e outro para crianças de 03 à 05 anos.
- Utilização dos espaços Os espaços da escola são usados todos os dias da semana de acordo com o planejamento de cada professor, sendo que os espaços e materiais coletivos como parquinho e televisão/vídeo, têm horários e dias específicos.
Sobre os alunos:
A maioria dos alunos é pobre, embora alguns pareçam pertencer à família de classe média e moram nos arredores da escola. As crianças características físicas e culturais bastante diversificadas e vivem com os pais ou avós. O projeto foi pensado a partir da realidade observada no grupo VI, sobre suas habilidades de leitura e escrita. Durante os dias de estágio, pude observar que as práticas utilizadas pela professora regente, favoreciam o aprendizado de alguns alunos, enquanto aqueles com dificuldades, geralmente eram deixados de lado, de modo que parte da sala já decodifica o sistema
Lendo e Aprendendo
OBJETIVOS
Gerais Estimular nos alunos o gosto pela leitura, ampliando o repertório para o trabalho de leitura e escrita, e envolver toda a organização escolar num projeto de leitura e escrita.
Para a direção e a coordenação Promover a formação constante dos professores e estabelecer metas que pudessem ser atingidas por todo o grupo.
Para os alunos Desenvolver o comportamento leitor e escritor para ampliar o repertório com vistas às produções escritas.
Para os professores Ler diariamente para os alunos, possibilitar o acesso a diferentes materiais de leitura e a ações de estímulo ao comportamento leitor e realizar projetos didáticos de produção textual.
Para os funcionários Ler diariamente e valorizar os espaços de leitura.
Para os pais Participar de momentos de leitura com as crianças.
ANOS
Todos, com foco no 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
CONTEÚDOS
Diferentes propósitos de leitura.
Linguagem escrita e produção de texto.
Produção de texto oral com destino escrito.
Características de diferentes gêneros literários.
...