Trabalho de Física sobre eletrostática
Por: Otavio Augusto • 21/6/2015 • Trabalho acadêmico • 263 Palavras (2 Páginas) • 224 Visualizações
1.0. Materiais utilizados.
• Dois canudos de plásticos de cor diferentes.
• Linha.
• Papel higiênico.
2.0. Montagem do experimento.
1° passo - Amarre em cada extremidade da linha um canudo e suspenda no ar e comprove que eles ficam próximos.
2° passo - Atrite os canudos, um de cada vez com o papel higiênico e novamente, suspenda no ar de forma que estejam próximos.
3° passo - Após o ocorrido, aproxime o papel com que atritou os canudos, primeiro de um, depois do outro. O papel será atraído por um e pelo outro.
3.0. Conclusão do trabalho.
Para a conclusão do trabalho, salientamos primeiramente que os canudos e o papel estavam neutros, ou seja, os átomos que os compõem possuem, cada um, a mesma quantidade de prótons e elétrons. Quando atritamos os canudos com o papel, alguns elétrons do papel passaram para os canudos. Eles ficaram com excesso de cargas negativas (mais elétrons do que prótons) isto é, ficaram eletrizados negativamente e o papel perdeu cargas negativas ficando com excesso de cargas positivas (eletrizados positivamente). Por termos atritado os canudos com o papel, damos o nome de eletrização por atrito. Concluímos que a força de repulsão surgi porque os canudos eletrizados passaram à apresentar cargas negativas em excesso e como cargas de mesmo sinal se repelem, os canudos eletrizados com cargas iguais após serem atritadas se repeliram. Já o papel ficou eletrizado positivamente por isso que quando aproximamos o papel dos canudos eletrizados eles são atraídos, ou seja, cargas de sinais opostos se atraem.
4.0. Referencia bibliográfica.
NUNES, Luiz Antônio de Oliveira; ARANTES, Alessandra Riposati. Física em casa. São Carlos: USP/Instituto de Física, 2006.
...