Uma Complexidade Perplexa
Artigo: Uma Complexidade Perplexa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anapiresgomes • 5/6/2014 • 340 Palavras (2 Páginas) • 306 Visualizações
LACOMBE, Octavio. Uma complexidade perplexa. Revista Impulso. 14, de julho, Piracicaba, 2006. Disponível em: http://www.unimep.br/phpg/editora/revistaspdf/imp44apresentacao.pdf
. Acesso em: 09 de maio de 2014.
Trata-se de um texto em que se discute a relação entre a arquitetura e a historia, relatando como as nuances históricas repercutiam na cidade tanto no âmbito urbano quanto no social e individual.
Na época modernista a arquitetura é conceitual e visual, enquanto a contemporânea leva em consideração o social, a sensação e a identidade local acrescentando a ideia de funcionalidade.
A cidade é construída a fim de suprir as necessidades dos habitantes tomando como referencia o aspecto econômico, a imprevisibilidade da vivencia e o fluxo urbano.
A arquitetura no Brasil é obsoleta com característica contemplativa, contrapondo-se ao ideal contemporâneo. O modernismo brasileiro tende a fazer na arquitetura construções complexas visando valores estéticos e deixando em segundo plano a funcionalidade e a praticidade encontrada na arquitetura contemporânea.
A transição do pensamento e dos acontecimentos entre as duas primeiras décadas do século XX e as seguintes é refletiva na politica e no plano econômico introduzindo o contemporâneo. Essas mudanças ressoaram no campo arquitetônico trazendo novos conceitos como a clareza e a reformulação das ideias sociais, financeiras e funcionais sem renegar os princípios modernistas. A racionalidade, por exemplo, passa a ser humanizada, sem perder seus valores, criando uma linguagem e uma identidade para a arquitetura.
O texto tem como finalidade mostrar as diferentes formas de se fazer a arquitetura e intercalar esses conceitos arquitetônicos com as diferentes épocas e períodos históricos.
Tendo como metodologia para suas teorias, Octavio utilizou-se de pesquisas textuais e históricas de diferentes épocas e concepções arquitetônicas para se valer de sua própria tese.
O resultado obtido após tais mudanças foi a possibilidade de trazer para a arquitetura os parâmetros sociais. A arquitetura hoje, tem como sentido não só a estética, mas também a vivencia das pessoas que vão usufruir de certa forma dessas construções. A contemporaneidade utiliza dos sentidos para se compor com a intenção de aproximar o observador tornando-o um participante do cenário urbano.
...