Unidade WEB Anhembi
Exames: Unidade WEB Anhembi. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kalilbrogin • 11/3/2014 • 1.278 Palavras (6 Páginas) • 691 Visualizações
Unidade 1 – O homem e sua interação linguística com o mundo
SIGNOS
• Ícone: relação de semelhança com aquilo que representa
• Índice: indício daquilo que representa
• Símbolo: figuras que carregam uma série de valores na sociedade
FUNÇÕES DE LINGUAGEM
• Emotiva / Referencial / Conotativa / Metalinguística / Poética / Fática
DISCURSO
• Constituição do significado (Orientado, interativo e contextualizado)
ESTILO
• Combinação de elementos
Unidade 2 – Produzindo textos coerentes
TEXTOS
• Verbais: feitos exclusivamente por palavras (ex: páginas de livros)
• Visuais: feitos com combinações de signos não-verbais (ex: fotos)
• Sincréticos: feitos com signos verbais e não-verbais (cenas novela)
Textos literários
• Prosa (lírico e dramático) / Verso (lírico e dramático)
• Narrativo (romance, conto, novela, lendas, fábulas, poemas)
Textos não literários
• Casos / Piadas / Notícias
Coerência
• Harmonia entre as partes do textos, saber do que se trata.
• Relação que ela consegue manter com o interlocutor
Coesão Textual
• Conjuntos de mecanismos que articula as partes do texto
Unidade 3 – A importância das situações de comunicação
Variedades Linguísticas
1) Norma de espaço físico.
2) Norma de faixa etária.
3) Norma de grupos profissionais.
4) Norma situacional.
5) Norma coloquial.
6) Norma padrão.
Situações de Comunicação
As estratégias dividem-se em três grupos:
a) Cognitivas
b) Socio interacionais
c) Textuais
Unidade 4 – Intertextualidade e leitura: implícito e explicito
Intertextualidade explícita, portanto, é um tipo de diálogo entre textos no qual é possível reconhecer o texto fonte dentro do texto derivado
Intertextualidade implícita a fonte não está expressamente indicada no texto derivado.
Paráfrase : Uma paráfrase tipicamente explica ou clarifica o texto que está sendo citado. Por exemplo, "O sinal estava vermelho" pode ser parafraseada como "O carro não estava autorizado a prosseguir.
A estilização é um tipo de relação intertextual em que há uma mistura entre o que é preservado do original e elementos que são acrescentados (opiniões, comentários, outras informações etc.). O detalhe fundamental: o que for acrescentado não pode, no caso da estilização, inverter ou perverter o sentido do texto original.
A paródia é uma imitação cômica de uma composição literária (também existem paródias de filmes e músicas), sendo portanto, uma imitação que possui efeito cômico, utilizando a ironia e o deboche. Ela geralmente é parecida com a obra de origem, e quase sempre tem sentidos diferentes. Na literatura a paródia é um processo de intertextualização, com a finalidade de desconstruir ou reconstruir um texto.
Unidade 5 – Cercados por Narrativas e Descrições
Foco Narrativo: é o elemento estrutural da narrativa que compreende a perspectiva através da qual se conta uma história (Narrador-Observador e Narrador-Personagem)
Personagem: é qualquer ser vivo de uma história ou obra. Pode ser um humano, um animal, um ser fictício, um objeto ou qualquer coisa que o autor inventar
Enredo: é o encadeado de ações executadas ou a executar pelas personagens numa ficção, a fim de criar sentido ou emoção no espectador. Sustentar a história, desenrolar dos acontecimentos.
Espaço: é o conjunto de elementos da paisagem exterior (espaço físico) ou interior (espaço psicológico), onde se situam as ações das personagens. É ele imprescindível, pois não funciona apenas como pano de fundo, mas influencia diretamente no desenvolvimento do enredo, unindo-se ao tempo.” Pelo exposto, pode-se entender que “
Tempo: existem dois tipos de tempo, o cronológico ou histórico, e o psicológico ou metafísico. O primeiro corresponde à marcação de horas, minutos e segundos, no relógio, de acordo com o tempo físico ou natural, disposto em dias, meses, anos, estações, ciclos lunares, etc. Por sua vez, o tempo psicológico caracteriza-se por desobedecer ao calendário e fluir dentro das personagens, como um eterno presente, (...) sem começo, nem meio, nem fim.”
Tipologia Descritiva e Narrativa
Unidade 6 – A produção de dissertações e importância da leitura
Estrutura dissertativa
- Vamos destacar algumas características dos textos dissertativos, retiradas de Platão e Fiorin:
a) São textos temáticos: apresentam-se como uma análise de um dado tema. Nos tex-tos dissertativos, o objetivo principal não é contar uma história ou descrever algo, mas desenvolver um raciocínio sobre um assunto.
b) Sua ordenação obedece às relações lógicas: por desenvolver um raciocínio, o texto dissertativo organiza-se por uma relação de lógica entre suas partes. Assim, seu autor parte de um tema e apresenta ideias sobre o assunto, de tal forma que cada nova
...