Universidade E Ciencia
Dissertações: Universidade E Ciencia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ruyvictor • 10/3/2014 • 860 Palavras (4 Páginas) • 604 Visualizações
Para entender a trajetória da Universidade como instituição, contextualizamos durante nosso estudo os momentos históricos que marcaram a sua formação, desde a antiguidade ocidental. Assim, estudamos as principais etapas históricas que localizam a universidade no tempo, em especial no Brasil.
Com base neste comentário e no texto apresentado na unidade de aprendizagem, aponte e argumente um dos efeitos da Reforma Universitária de 1968, por meio da Lei n. 5540, para o ensino superior brasileiro.
A Lei nº. 5.540/68 “Lei da Reforma Universitária” tem como pontos expressivos o fim da cátedra, a unificação do vestibular, passando a ser classificatório, a aglutinação das faculdades em universidades, visando uma maior produtividade com a concentração de recursos, a criação do sistema de créditos, permitindo a matrícula por disciplina, a desnecessidade de ser do corpo docente da universidade a nomeação dos reitores e diretores de unidade, podendo ser qualquer pessoa de prestígio da vida pública ou empresarial e a possibilidade de as universidades criarem cursos profissionais, segundo a área abrangida, envolvendo modalidades diferentes quanto ao número e à duração, a fim de corresponder às condições do mercado de trabalho.
A faculdade de os cursos profissionais, segundo a área abrangida, apresentar modalidades diferentes quanto ao número e à duração tinha, como um dos objetivos, vincular mais fortemente o ensino superior aos mecanismos de mercado e à criação de mão de obra técnica para as multinacionais, o que trouxe, como efeito, uma maior abertura de cursos ditos profissionalizantes para os universitários. Tal medida ampliou a oferta de profissionais com ensino superior em condições de atender às necessidades das indústrias que estavam em crescente desenvolvimento no Brasil.
Questão 2 (3,0 pontos)
Leia atentamente o texto que segue. Trata-se da representação escrita da conversa telefônica entre a gerente do banco e o cliente.
Gerente: — Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo
Cliente: — Estou interessado em financiamento para compra de veículo.
Gerente: — Nós dispomos de várias modalidades de crédito. O Senhor é nosso Cliente?
Cliente: — Sou Júlio César Fontoura, também sou funcionário do banco.
Gerente: — Julinho é você, cara? Aqui é a Helena! Cê tá em Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência de Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma.
Bortoni-Ricardo. S. M. Educação em língua materna. São Paulo: Parábola. 2004(adaptado).
Quando você estudou a seção que trata dos Estudos da Linguagem, mais especificamente as variações de registro, certamente lhe ficou claro que o que determina a escolha de uma e não de outra variedade é a situação concreta de comunicação. A propósito disso, pode-se dizer que usar a linguagem correta implica também saber usar o nível de linguagem ideal para cada contexto comunicativo.
Levando em conta esses estudos feitos, e considerando o texto de Bortoni-Ricardo, responda de forma argumentativa:
a) Que razões levaram a gerente a modificar, de repente, a maneira de falar com o cliente? (5 a 8 linhas).
As razões que levaram a gerente a modificar o jeito de falar com o cliente foi o fato de a mesma ter descoberto estar falando com um amigo, do outro lado da linha telefônica. Ao identificá-lo, a gerente passou a usar
...