Uso na Proposta Crase
Artigo: Uso na Proposta Crase. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jacquelinesza • 8/12/2013 • Artigo • 269 Palavras (2 Páginas) • 408 Visualizações
Crase
A palavra crase provém do grego (krâsis) e significa mistura. Na língua portuguesa, crase é afusão de duas vogais idênticas (dois fonemas iguais), mas essa denominação visa a especificar principalmente a contraçãoou fusão da preposição acom os artigosdefinidos femininos (a, as) ou com os pronomesdemonstrativos a, as, aquele (s), aquela (s), aquiloou ainda com o pronome relativoa qual / as quais.
ESTRUTUTA:
1º+2º= crase Aplicação numa frase.
a + a = àDirigiram-se à cidade.
a + as = àsEra contrário às imposições paternas.
a + aquele (s) = àquele (s)Refiro-me àquela piada que você contou.
a + a (s) qual (ais) = à (s) qual (ais)Eis minha filha, à qual dedico grande amor.
• O primeiro a é a preposição exigida pelo termo de sentido incompleto.
• O segundo a(s)é o artigo feminino que aparece antes de substantivo feminino singular ou plural. (Ou o a(s) que inicia o pronome demonstrativoaqueleou variantes ou oa pronome relativo a qual / as quais).
Obs.: Na ausência de um desses termos (1º ou 2º), não ocorrerá crase.A primeira coisa a verificar é se ocorre a preposição a. Uma vez detectada a ocorrência da preposição, é também necessário verificar se ocorre, na sequência, alguma forma do artigo feminino ou do pronome demonstrativo a(s).
Para saber se ocorre ou não a crase, basta seguir três regras básicas:
01) Só ocorre crase diante de palavras femininas, portanto nunca use o acento grave indicativo de crase diante de palavras que não sejam femininas.
Ex.: O sol estava a pino. Sem crase, pois pino não é palavra feminina.
Ela recorreu a mim. Sem crase, pois mim não é palavra feminina.
Estou disposto a ajudar você. Sem crase, pois ajudar não é palavra feminina.
...