Utilização da água
Por: heronpetry • 15/5/2016 • Trabalho acadêmico • 3.372 Palavras (14 Páginas) • 239 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
HERON PETRY SILVA
REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA PARA FINS NÃO POTÁVEIS
Santa Cruz do Sul
2014
HERON PETRY SILVA
REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA PARA FINS NÃO POTÁVEIS
Trabalho para apresentação em disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa do Curso de Engenharia de Produção da Universidade de Santa Cruz do Sul, apresentando uma fonte alternativa de reutilização da água da chuva.
Santa Cruz do Sul
2014
SUMÁRIO
1. RESUMO
2. INTRODUÇÃO
3. JUSTIFICATIVA
4. OBJETIVO
4.1. Objetivo geral
4.2. Objetivos específicos
5. METODOLOGIA
5.1. Uso da água pela sociedade
5.3. Área de captação do recurso hídrico
5.2. Aproveitamento de água no brasil
5.4. Remoção de materiais indesejáveis
5.5. Armazenamento da água da chuva
5.6. Dados sobre escoamento e consumo de água de uma residência
5.7. Apresenta do método Rippl para dimensionamento
5.8. Análise da viabilidade econômica
6. CRONOGRMA
7. CONCLUSÃO
8. REFERÊNCIAS
Nenhuma entrada de índice de ilustrações foi encontrada.
1. RESUMO
Na sociedade onde convivemos diariamente, nota-se uma preocupação da grande parte da população quanto a disponibilidade de água natural para atender as demandas futuras. Para a reversão desta situação ou ao menos a neutralização do uso deste recurso natural, o uso de fontes alternativas é citado como uma das soluções para o problema; dentre estas fontes, o aproveitamento da água da chuva se destaca, por se tratar de uma técnica barata e simples de implantar, além de um benefício secundário, na redução de enchentes e locais de pouca infiltração de água. Tendo-se este problema apresentando a necessidade do estudo sobre a utilização da água da chuva para fins não potáveis em áreas urbanas e industriais, como banheiros, áreas de limpeza e etc.
A área de captação do recurso hídrico é de grande expressão, e por esta consequência a manutenção da superfície desta limpa, é de grande dificuldade, o que exige o desenvolvimento de técnicas simples, mas que possibilitam o progresso e levam a eficiência do projeto. O desenvolver do projeto já desencadeia um pensamento para amenizar está consequência, sendo sugerida o descarte dos primeiros milímetros de chuva, direcionando a água captada para o reservatório de armazenamento final que não apresenta qualidade com os usos potáveis.
Estima-se que em sistemas de aproveitamento de água da chuva, o retorno do capital investido ocorre de forma muito lenta, em média entre 8 e 10 anos, como já apresenta pesquisas nesta área, sobretudo devido ao baixo custo da água potável.
2. INTRODUÇÃO
O cenário atual do planeta revela uma crise ambiental em vários locais, resultado do consumo cada vez maior dos recursos hídricos, que resultam dos efeitos globais, tais como mudanças climáticas, a diminuição dos recursos naturais, poluição dos elementos básicos da natureza (água, fogo, solo e ar); e que a falta de políticas públicas que estimulem o uso racional deste recurso, não definem diretrizes que promovam a utilização de forma sustentável. Sabendo-se que água é o recurso extremamente necessário para a manutenção da vida no planeta.
Em virtude destas causas, iniciativas privadas estão sendo adotadas para preservar a água pluvial, buscando novas tecnologias para a otimização da captação da chuva, reduzindo o impacto ambiental. Com a busca por práticas que aprimorem o uso da água, como programas de conservação, baseados em medidas técnicas e em mudanças de comportamento, motivadas por incentivos que vão desde a educação ambiental até a regulamentação de leis e estruturas tarifárias.
O modelo de abastecimento de água utilizados pelas fornecedores de água potável de hoje é arcaico com problemas para manter o abastecimento estável. Apesar da qualidade ser atendida por muitas fornecedoras, a utilização deste bem nobre tanto para fins potáveis como beber, e para fins não potáveis como lavagens de automóveis, descarga nos vasos sanitários e outras atividades que não requerem a necessidade da utilização de água potável para desenvolve-las, acaba desenvolvendo uma ambiente não sustentável, já que a utilização é feita de maneira incorreta e sem controle; segundo Tomaz(2013) de 30 a 40% do total da água consumida, o que poderia ser atendida por fontes alternativas.
Diante do grande crescimento das cidades e suas obras urbanas, o escoamento superficial está ficando reduzido, aumentando os casos de enchentes e desastres naturais; como o desenvolvimento é visivelmente acentuado, a infraestrutura das cidades não consegue sanar esses problemas sem o auxílio da comunidade, onde poderia ser utilizado a captação da água da chuva com a utilização de calhas e reservatórios.
3. JUSTIFICATIVA
O grande desenvolvimento desordenado das cidades, da poluição e má utilização dos recursos hídricos, que geram um aumento na demanda por este recurso, é um problema apresentado nos dias atuais. Apesar do Brasil deter cerca de 13,7% de toda água superficial do planeta, este recurso hídrico se encontra distribuído basicamente na região amazônica, com cerca de 70% do total disponível, sendo assim o restante das regiões cerca de 30% e são responsáveis pelo abastecimento de 70% da população, o que obriga a população à racionar a utilização deste recurso, desenvolvendo tecnologias para a captação da água disponível.
...