VIOLAÇÃO COM PAÍSES INFRAVERMELHOS
Projeto de pesquisa: VIOLAÇÃO COM PAÍSES INFRAVERMELHOS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: LucasComarela • 27/11/2014 • Projeto de pesquisa • 1.015 Palavras (5 Páginas) • 356 Visualizações
FACULDADE DO CENTRO LESTE
HUGO TRIGO MOTTA
JAILTON RODRIGUES LEITE
JOÃO VITOR ANDRADE
LUCAS COMARELA
PEDRO HENRIQUE MORATI LARANJA
VIOLÃO COM CORDAS DE INFRAVERMELHO
SERRA
2014
HUGO TRIGO MOTTA
JAILTON RODRIGUES LEITE
JOÃO VITOR ANDRADE
LUCAS COMARELA
PEDRO HENRIQUE MORATI LARANJA
VIOLÃO COM CORDAS DE INFRAVERMELHO
Trabalho apresentado à disciplina Projeto Interdisciplinar, da Faculdade do Centro Leste, como requisito parcial para avaliação na referida disciplina.
Orientador: prof. Carlos Gilmar Zucolotto.
SERRA
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVO 6
2.1 Objetivo Geral 6
2.2 Objetivos Específicos 6
3. ELABORAÇÃO DO PROJETO 7
3.1 Equipamentos 7
3.2 Desenvolvimento Do Projeto 7
4. CONCLUSÃO 11
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
1. INTRODUÇÃO
Um instrumento musical é caracterizado por sua extensão de alturas e de níveis de intensidade e pela qualidade sonora ou timbre dos sons produzidos por ele. A representação sonológica de um instrumento musical envolve a estimação dos parâmetros físicos que contribuem para a percepção de cada um destes três atributos: altura, intensidade e timbre. Dentre eles, o timbre é o que apresenta maior complexidade na medição e na especificação dos parâmetros envolvidos na sua percepção. O conceito abstrato aparentemente simples de timbre refere-se comumente à cor ou à qualidade do som. É percebido a partir da interação de inúmeras propriedades estáticas e dinâmicas do som, agregando não apenas um conjunto extremamente complexo de atributos auditivos, mas também uma enorme gama de fatores que traduzem aspectos psicológicos e musicais. (LOUREIRO, de PAULA, 2006).
A música deve ser considerada como uma linguagem de expressão, colaborando no desenvolvimento de processos de aquisição de conhecimentos, sensibilidade, criatividade, sociabilidade e gosto artístico. Este momento criativo, onde o descobrir processos, pesquisar sons, combinar ritmos, melodias e harmonia, transforma-se em prazer e satisfação ao invés de regras de criação musical estipulado por alguns educadores (CORRÊA, LOPES, 2004).
Um gesto pode significar um movimento das mãos que contenha uma informação ou que transporte uma informação, além de ações físicas como a manipulação de uma ferramenta com um objetivo de comunicação; um gesto instrumental (WANDERLEY, 2014).
Estudos sobre gestos e movimentos corporais têm sido foco de pesquisas cada vez mais frequentes no desenvolvimento de sistemas computacionais. Isto porque as inovações tecnológicas influenciam na exploração de diferentes recursos eletrônicos e computacionais para criação de interfaces gestuais. A evolução da Interface Homem-Computador favorece no desenvolvimento de sistemas de interpretação de imagens e sons, tornando tendência que o usuário interaja com o computador através de gestos ou comando de voz. Por meio destas inovações, buscam-se novas modalidades de ensino-aprendizagem relacionadas às formas de expressão corporal como meio de comunicação e expressão, favorecendo na diversificação de Ambientes Interativos de Aprendizagem (CORRÊA, LOPES, 2004).
O Arduino é uma plataforma de computação física de fonte aberta, com base em uma placa simples de entrada/saída (input/output, ou I/O), assim como em um ambiente de desenvolvimento que implementa a linguagem Processing. O Arduino pode ser utilizado para desenvolver objetos interativos independentes, ou conectado a softwares de seu computador (como Flash, Processing, VVVV, ou Max/MSP) (BANZI, 2011).
Com isso, foi confeccionado um instrumento musical sem cordas utilizando o Arduino e sensores infravermelhos como cordas.
2. OBJETIVO
2.1 Objetivo Geral
Construir um instrumento musical (violão) utilizando a plataforma Arduino.
2.2 Objetivos Específicos
Utilizar sensores de infravermelho;
Utilizar placa Arduino Mega.
3. ELABORAÇÃO DO PROJETO
3.1 Equipamentos
• Placa de MDF;
• Protoboard;
• Arduino Mega;
• Led emissor til 78;
• Sensor infravermelho receptor til 32;
• Fios flexíveis;
• Resistores 330K Ohms e 220 Ohms;
• Buzzer;
• Canudos plásticos;
• Cabo Ethernet.
3.2 Desenvolvimento
...