2 GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Dissertações: 2 GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jones43pierazo • 6/10/2014 • 1.007 Palavras (5 Páginas) • 617 Visualizações
2 GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Desde os idos mais remotos da humanidade, mesmo nas sociedades mais primitivas ou mesmo entre os animais, a busca pelo alívio da dor e pela cura das doenças sempre foi tentada.
Entretanto, a história demonstra que a sociedade, ao adquirir algum grau de desenvolvimento, conhecendo melhor o organismo, suas enfermidades e tratamentos, trata de normatizar a formação dos médicos e disciplinar o exercício da Medicina (SOUZA, 2001, p. 39).
2.1 CONCEITO DE GESTÃO FINANCEIRA
A gestão financeira é uma das áreas funcionais de maior importância encontrada em qualquer organização. Tem a finalidade de assegurar a sustentabilidade e a rentabilidade dentro de um patamar organizacional, ao qual cabem as análises, decisões e controles de atuações relacionadas com os meios financeiros necessários à atividade da empresa.
Visa tornar a estrutura financeira organizada e equilibrada, de modo a não correr riscos de que a empresa sofra sérios problemas financeiros. Isso por meio de uma estratégia financeira, que tem a função de obter e assegurar que a soma dos resultados seja o mais elevado possível, visto que a empresa necessita que se compre, produza e venda, para se manter em atividade.
Neste conceito é percebido ,si não há um planejamento adquado para a organização, o tempo de vida útil é curto. Por isso a importância do fluxo de caixa na empresa.
2.2 GESTÃO FINANCEIRA E FLUXO DE CAIXA
A gestão das necessidades de caixa nas organizações, nos dias de hoje, é de suma importância, visto que as mudanças são cada vez mais rápidas em face a globalização e também muitas empresas vêm perdendo sua continuidade por falta de administração de caixa. O fluxo de caixa é um relatório que trabalha com informações atuais e não com dados passados, é dinâmico, portanto evidencia de forma transparente e verdadeira situação financeira da empresa. Com a nova conjuntura econômica mundial, é indispensável que o administrador financeiro da empresa esteja preparado para os novos desafios. Atualmente, é preciso gerenciar com competência todos os recursos financeiros disponíveis na empresa e o fluxo de caixa é uma ferramenta indispensável à boa gestão das organizações. A analise da aplicação do Fluxo de Caixa nas empresas e a avaliação da capacidade informativa do Fluxo de Caixa frente à Demonstração do Resultado do Exercício, comparando as informações geradas por essa no que se reporta a gestão empresarial, reforça a idéia de que o fluxo de caixa é imprescindível à administração, pois é o mecanismo mais adequado para a obtenção das informações pertencentes aos seus ingressos e desembolsos por meio dos relatórios geridos por essa prática, servindo como ferramenta de gestão financeira e estratégica.
2.2 CONCEITOS E OBJETIVOS
O fluxo de caixa consiste em um relatório gerencial que, de forma condensada, informa toda a movimentação de dinheiro, sempre considerando um período determinado. A demonstração do fluxo de caixa indica a origem de todos as entradas no caixa, bem como a aplicação de todo o dinheiro que saiu do caixa em determinado período, e, ainda o resultado do fluxo financeiro, ou seja, quando se fala em fluxo de caixa, está se referindo a toda movimentação financeira da empresa num determinado período, analisando-se a composição do contas a receber e do contas a Pagar.
A elaboração do fluxo de caixa auxilia seus gestores nas tomadas de decisões empresariais e financeiras criando uma estratégia financeira do seu caixa. Portanto, para que isto aconteça, o fluxo de caixa deve refletir com precisão a situação econômica da empresa, em termos financeiros de futuro, uma vez que se constitui em instrumento essencial para que a empresa possa ter agilidade e segurança em suas atividades financeiras e ferramenta de fundamental importância para a boa administração e avaliação das organizações. A sua adoção possibilita uma boa gestão dos recursos
...