3ª Cruzada
Artigo: 3ª Cruzada. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Milena.99 • 24/1/2015 • 371 Palavras (2 Páginas) • 268 Visualizações
A Terceira cruzada foi pregada pelo Papa Gregório VIII, foi denominada a Cruzada dos Reis, é denominada assim por causa das participações dos três principais soberanos europeus da época: Felipe Augusto da França, Frederico Barbaruiva do Sacro Império Romano Germânico e Ricardo Coração de Leão da Inglaterra e esses constituíram a maior força cruzada já agrupada desde 1905.
O que levou o Papa Gregório VIII a lançar uma imediata cruzada foi a ameaça do Sultão Saladino que se apoderou de Jerusalém em outubro de 1187.
Com a ajuda dos soberanos europeus o Papa apareceu com sucesso a península da Ásia Menor. Mas quando foram atravessar o Seléf, um dos rios da Anatólia Oriental Frederico caiu do cavalo não conseguiu se levantar devido ao peso de sua armadura então assim morrendo afogado. Da sua morte resultou, na prática, o fim desse núcleo.
Os franceses em ingleses foram em direção a Acre, eles chegaram la em Abril de 1191, la eles encontraram Ricardo e se juntaram a ele. Ao fim de um mês de assédio, os cruzados tomam a praça da cidade e rumaram para Jerusalém. Ainda em1191, em Arsuf, Ricardo Coração de Leão derrotou as forças muçulmanas e ocupou novamente Jaffa(atual Tel Aviv).
Saladino e Ricardo eram inimigos, mas Trocaram presentes e honrarias, culminando em 1192, num acordo entre os dois soberanos: os cristãos mantinham o que tinham conquistado na Palestina e obtinham o direito de peregrinação (desde que desarmados) a Jerusalém (que ficariaa em mãos muçulmanas). Isso transformou São João de Acre na capital dos Estados Latinos na Terra Santa. Embora o almejo maior não tenha sido alcançado, que era a conquista da cidade santa, alguns resultados tinham sido obtidos: Saladino vira a sua carreira de vitórias iniciais entrar num certo impasse e o território de Outremer (o nome que era dado aos reinos cruzados no oriente) sobrevivera. Com isso terminou a terceira cruzada, que, embora não tenha conseguido recuperar Jerusalém, consolidou os estados cristãos do Oriente.
Após a trégua que combinou com Saladino, Ricardo voltou à Inglaterra sem jamais haver entrado na cidade santa. Naufragou. Foi preso pelo Duque da Áustria, cujo estandarte removera das muralhas de Acre quando da conquista desta cidade, e vendido ao imperador germânico que o libertou mediante resgate.
...