5 Sems Adm
Pesquisas Acadêmicas: 5 Sems Adm. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dvf23 • 21/4/2014 • 1.123 Palavras (5 Páginas) • 493 Visualizações
ADMINISTRAÇÃO DE BENEFÍCIOS E REMUNERAÇÃO
Rondonopolis – MT
2010
ADMINISTRAÇÃO DE BENEFÍCIOS E REMUNERAÇÃO
Trabalho apresentado ao Curso Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná. Para a Disciplina: Administração de Beneficios e Remuneração
Profª. Henry Nokata
Rondonopolis – MT
2010
SUMARIO
1 INTRODUÇÃO 04
2 ADMINISTRAÇÃO DE BENEFÍCIOS E REMUNERAÇÃO 05
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 08
REFERÊNCIAS 09
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem o objetivo de demonstrar a importância do Administração de Benefícios e Remuneração nas organizações pelo Recursos Humanos da empresa, levantar as características dos benefícios e remuneração como uma perfeita ferramenta para uma Gestão de Pessoas correta nas organizações atuais. Apontando que é de suma importância as ações de um RH estratégico, voltado para a gestão de pessoas focando em manter os profissionais nas organizações, buscando assim continuamente eficiência e eficácia organizacioal.
2 ADMINISTRAÇÃO DE BENEFÍCIOS E REMUNERAÇÃO
A administração dos salários busca formas de tratamento e procedimentos que garanta justiça tanto para a aplicação coerente dos recursos financeiros da empresa quanto para os colaboradores. A administração salarial na empresa sempre foi e será um dos ralos a consumir muitas horas das lideranças, pois implica diretamente no fator que sustenta o equilíbrio não somente de segurança.
Quando o negócio é salário, logo pensamos em quantias, para se pagar ou para se receber. Para as pessoas, o salário é importante por que o ser humano ao aceitar um
determinado cargo numa organização assume o compromisso de desenvolver diariamente determinada função. A forma como a empresa remunera os seus funcionários possui uma grande relevância, pois, trata-se de um elemento fundamental para a satisfação do colaborador e a sua manutenção na empresa, tornando-se tão essência quanto às políticas de recrutar, selecionar, integrar os protagonistas da empresa.
Além do salário propriamente dito, é comum as empresas oferecerem aos seus empregados o que se chama de pacote de benefícios, ou seja, facilidades, conveniências, vantagens e serviços que têm o objetivo de poupar esforços e diminuir as preocupações rotineiras dos empregados, tanto com situações internas como em aspectos que vão além do ambiente da empresa. Esses benefícios podem ser pagos totalmente ou parcialmente pela organização e constituem meios indispensáveis para a manutenção da força de trabalho satisfeita e garantir a produtividade (CHIAVENATO, 2004).
Lacombe (2005, p. 151) lembra que "enquanto são mantidas na organização, as pessoas precisam ser agradadas e os benefícios são úteis para isso." Para que isso aconteça, é necessário que a empresa mantenha uma boa comunicação sobre quais benefícios estão sendo oferecidos, identificando as vantagens de cada um desses benefícios. Outro ponto importante é avaliar até que ponto determinado benefício está sendo atrativo para todos os empregados ou para a maior parte deles, caso contrário o investimento estará sendo feito em vão.
Já para Milkovich e Boudreau (2000, p. 440): Benefícios são os aspectos indiretos da remuneração total dos empregados. Incluem remuneração fora do trabalho, pagamento de seguro e
assistência médica, serviços aos empregados e renda de aposentadoria.
Os planos de benefícios sociais podem ser classificados de acordo com sua exigência, sua natureza e seus objetivos:
1. Quanto a sua exigência: Os planos podem ser classificados em legais ou espontâneos, conforme a sua exigibilidade:
-Benefícios legais: são os benefícios exigidos pela legislação trabalhista, previdenciária ou por convenção coletiva entre empresas e sindicatos, tais como: - 13º. Salário;- Férias;- Aposentadoria;- Seguro de acidentes de trabalho;- Auxílio doença;- Salário-família;- Salário-maternidade; - Horas extras;- Adicional por trabalho noturno;- Etc.
Alguns desses benefícios são pagos pela empresa, enquanto outros são pagos pelos órgãos previdenciários.
b) - Benefícios espontâneos: são os benefícios concedidos por liberalidade das empresas, uma vez que não são exigidos por lei, nem por negociação coletiva, e incluem: - Gratificações; - Seguro de vida em grupo; - Refeições;- Transporte;- Empréstimos;- Planos de saúde; - Complementação de aposentadoria; - Etc.
2. Quanto a sua natureza: Os planos podem ser classificados em monetários ou não monetários, conforme sua natureza.
a) Benefícios monetários: são os benefícios concedidos em dinheiro, através da folha de pagamento e gerando encargos sociais decorrentes de seu pagamento: - 13º. Salário;- Férias; - Aposentadoria;- Complementação de aposentadoria;- Gratificações;- Planos de empréstimos; - Complementação de salário nos afastamentos prolongados por doenças;- Reembolso ou financiamento de remédios; Etc.
c) Benefícios não monetários: são os
benefícios
...