5s Trabalho
Dissertações: 5s Trabalho. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: alinenf1989 • 15/9/2013 • 2.227 Palavras (9 Páginas) • 501 Visualizações
INTRODUÇÃO
“5S” é uma prática desenvolvida no Japão, onde os pais ensinam a seus filhos princípios educacionais que os acompanham até a fase adulta. Depois de ocidentalizada ficou conhecida como “Housekeeping”. Assim, as organizações com o objetivo da busca de melhoria da qualidade de vida no trabalho, cria no programa 5S uma base para o desenvolvimento dessa qualidade. Não só os aspectos de qualidade e produtividade devem ser delegados aos funcionários, o mesmo deve ocorrer com relação à organização da área de trabalho, gerando descarte dos itens sem utilidade, liberação de espaço, padrões de arrumação, facilitando ao próprio funcionário saber o que está certo e o que está errado, manutenção da arrumação, limpeza, áreas isentas de pó, condições padronizadas que clareiam a mente do funcionário e a disciplina necessária para realizar um bom trabalho, em equipe, e dia após dia. O caminho prático é a implantação dos 5S’s, cinco passos integrados, que buscam fortalecer 5 Sensos, formando um todo único e simples que nos ajudam a encarar o ambiente de trabalho de uma maneira totalmente nova. A denominação “5S” é devido às cinco palavras iniciadas pela letra “S”, quando pronuncia da sem japonês. São elas: SEIRI – Utilização SEITON - Arrumação, Ordenação SEISO – Limpeza SEIKETSU – Padronização SHITSUKE – Disciplina.
Como qualquer programa de qualidade o 5s também requer um processo que seja acompanhado e avaliado a cada etapa. Neste sentido é que a utilização do método PDCA pode facilitar a sua implantação. O ciclo PDCA também é conhecido como Ciclo de Shewhart, Ciclo da Qualidade ou Ciclo de Deming, é uma metodologia que tem como função de auxiliar no diagnóstico, análise e prognóstico de problemas organizacionais. Poucos instrumentos se mostram tão eficazes para a busca do aperfeiçoamento quanto este método de melhoria contínua, tendo em vista que conduz a ações sistemáticas para agilizar a obtenção de melhores resultados com a finalidade de garantir a sobrevivência e o crescimento das organizações, como enfatiza Deming (1990). Como o 5s este método também teve seu reconhecimento no Japão com expansão em nível mundial, e é caracterizado por quatro palavras inglesa com os seguintes significados: P(Plan) é o planejamento, D (Do) executar, C (Check) controlar e A (Action) correção como enfatiza Slack (1997). A vinculação do programa 5s e metodologia do PDCA é justificada pelo fato das ferramentas possibilitarem retroação das ações.
OBJETIVO
Neste trabalho será apresentada a relevância da utilização de uma ferramenta da qualidade, os 5S (cinco sensos) e PDCA. O objetivo principal do 5S é melhorar a qualidade de vida das pessoas, construindo um ambiente saudável e acolhedor para todos. Este objetivo somente será alcançado se todos nós vivermos alguns valores básicos como respeito a cada pessoa trabalha em equipe, qualidade e excelência no trabalho, responsabilidade, organização e empenho, defesa da vida, satisfação e alegria de todos. O programa 5s com base na ferramenta do PDCA poderá possibilitar a avaliação contínua nos processos e feedback, podendo assim facilitar a implantação de ações estratégicas para a obtenção de melhoria nas empresas.
SIGNIFICADO DOS 5S
5S é o nome de um método, ou antes, uma filosofia, de administração japonesa e se refere à inicial de cinco palavras: Seiton, Seiri, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. A filosofia dos 5S busca promover, através da consciência e responsabilidade de todos, disciplina, segurança e produtividade no ambiente de trabalho. Cada uma das cinco palavras representa uma etapa do programa de implantação do 5S, ou então, como também podem ser chamados os cinco “sensos”:
• SEITON: significa deixar tudo em ordem, ou o “senso de organização”. É literalmente arrumar tudo, deixar as coisas arrumadas e em seu devido lugar para que seja possível encontrá-las facilmente sempre que necessário. Assim, evita-se o desperdício de tempo e energia.
• SEIRI: se refere a evitar o que for desnecessário, ou o “senso de utilização”. Ao separar aquilo que é realmente necessário ao trabalho daquilo que é supérfluo, ou desnecessário, passando-o para outros que possam fazer uso dele ou simplesmente descartando, conseguimos melhorar a arrumação e dar lugar ao novo.
• SEISO: significa manter limpo, ou o “senso de limpeza”. Agora que você já tirou tudo que era desnecessário e deixou tudo em ordem, é preciso manter assim.
• SEIKETSU: zelar pela saúde e higiene, ou “senso de saúde e higiene”. Não adianta nada mantermos o local de trabalho limpo se não cuidarmos de nossa higiene pessoal também.
• SHITSUKE: disciplina. Este conceito é um pouco mais abrangente do que o significado ao qual estamos acostumados de seguir as normas. Ele se refere também ao caráter do indivíduo que deve ser honrado, educado e manter bons hábitos. Parece bem simples, mas na verdade os 5S são baseados na filosofia japonesa do Bushido (lê-se bushidô). Um código de princípios morais não escritos, mas que foram passados de geração para geração e incorporados à cultura japonesa e que se resumem em disciplina e harmonia.
Durante a década de 60 e 60 os japoneses passaram pela fase de reestruturação do pós-guerra e desenvolvimento acelerado de suas indústrias. Foi nesta fase que começaram a se desenvolver os conceitos de qualidade aplicada aos processos produtivos e, a filosofia dos 5S se espalhou pelo mundo dando origem a novas metodologias (“housekeeping”, por exemplo).
A Importância do 5S para as Empresas
Se a empresa busca acompanhar as mudanças da economia mundial, ela precisa buscar também o aumento de produtividade e redução de custos através de uma manufatura enxuta e ambiente adequado de trabalho. A implantação do 5S, irá resultar em melhorias de qualidade, organização e otimização em qualquer empresa, independentemente do ramo ou porte. O programa 5S visa conscientizar a todos da importância da qualidade no ambiente de trabalho. Trata-se de uma filosofia, de uma nova cultura que necessita contar com o comprometimento e participação das equipes de trabalho para gerar os resultados esperados, ambientes limpos, organizados e bem estar proporcionando condições para uma maior produtividade. Conceito: Fazer
...