TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AÇÕES ANTRÓPICAS: IMPACTOS NOS CORPOS D’ÁGUA QUE ALIMENTAM O LAGO ÁGUA PRETA, ANANINDEUA

Por:   •  12/2/2021  •  Artigo  •  1.856 Palavras (8 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

RECURSOS HÍDRICOS E DRENAGEM PLUVIAL

AÇÕES ANTRÓPICAS: IMPACTOS NOS CORPOS D’ÁGUA QUE ALIMENTAM O LAGO ÁGUA PRETA, ANANINDEUA - PA.

RESUMO

Em Belém, os lagos “Água Preta” e “Bolonha”, abastecem aproximadamente 75% da população metropolitana, porém, devido à expansão urbana e populacional que a mesma sofreu nas últimas décadas, ocorreu uma urbanização desordenada, cujo implicou em diversos impactos sociais e ambientais na região metropolitana de Belém, como exemplo, a poluição dos recursos hídricos e a eutrofização que assolam os corpos d´água. O levantamento de dados desta pesquisa se baseou na técnica de observação direta extensiva e aplicação de 30 formulários in loco no bairro de Águas Lindas no mês de maio de 2019. Nesse contexto, o objetivo do estudo é analisar os impactos causados e identificar os agentes causadores que influenciaram na eutrofização dos corpos d’água que desaguam nos lagos “Água Preta” e “Bolonha”, bem como, contribuir para uma melhor compreensão do fenômeno. A partir dos dados coletados, foi possível inferir que as problemáticas citadas foram a relação homem natureza, e as formas que as áreas estudadas foram impactadas, e inerente a ausência de ação por parte dos órgãos públicos.

Palavras-chave: Impacto ambiental; Eutrofização; Degradação Ambiental; Manancial.

INTRODUÇÃO

No Brasil, 82,5% da população é abastecida com água tratada, contudo, somente 48,6% dessa população possui acesso à coleta de esgoto, e também, apenas 39% dos esgotos são tratados de maneira adequada, e o restante é lançado sem tratamento nos corpos hídricos (SILVA E FONSECA, 2016). O processo de eutrofização vem se tornando um impacto que afeta diversas regiões do globo, e a eutrofização é o fenômeno pelo qual um ecossistema se torna cada vez mais enriquecido por matérias orgânicas e nutrientes, principalmente o fósforo e o nitrogênio, e entre os principais impactos ocorridos pela eutrofização, verificam-se: a contaminação de corpos hídricos por metais pesados e substâncias tóxicas; depleção do oxigênio dissolvido; mortes de plantas e animais aquáticos e induz a proliferação de cianobactérias (WIEGAND et al., 2016).

Em Belém, os lagos “Água Preta” e “Bolonha”, abastecem aproximadamente 75% da população metropolitana, eles foram formados a partir da construção de barragens, sendo alimentados por pequenas drenagens e pela água bombeada do rio Guamá. Esses mananciais correm riscos de eutrofização, uma vez que, estão em um ambiente vulnerável à alta ocupação urbana e ao lançamento de efluentes domésticos e industriais (SODRÉ, 2007).

Devido à expansão urbana e populacional que Belém sofreu nas últimas décadas, ocorreu uma urbanização desordenada, cujo implicou em diversos impactos sociais e ambientais na região metropolitana de Belém, como exemplo, a poluição de recursos hídricos, assim como eutrofização em lagos urbanos está associada a um processo de poluição, e tendo como consequência a degradação da qualidade da água e representa um risco para a saúde humana e para a vida selvagem (OLIVEIRA E VALLE, 2010).

OBJETIVOS

Nesse contexto, o objetivo do estudo é analisar os impactos causados e identificar os agentes causadores que influenciaram na eutrofização dos corpos d’agua que desaguam nos lagos “Água Preta” e “Bolonha”, bem como, contribuir para uma melhor compreensão do fenômeno.

MATERIAL E MÉTODOS

Inicialmente, a metodologia aplicada, constitui-se por um levantamento bibliográfico de artigos científicos, no qual abordavam temáticas que envolviam observações e avaliações dos impactos ambientais em corpos d’água e suas consequências para o meio, principalmente, na área estudada.

A área de estudo localiza-se no bairro de Águas Lindas, no município de Ananindeua localizado ao final da avenida João Paulo II, situando-se entre condôminos e estradas (1º23’38’’S 48º24’35’’W). Os três corpos d’aguas que serão trabalhados na pesquisa estão conectados entre si e tiveram origem por nascentes locais, acredita-se que o primeiro, originou os outros dois, assim gerando uma relação em cadeia, sendo o terceiro passando por debaixo da Avenida João Paulo II, tendo como destino final o manancial Água Preta. Ademais, a área a ser trabalhada mede mais de 650 metros de extensão contendo uma grande área verde ao redor, com árvores, arbustos e vegetação rasteira.

Figura 1: Localização da área de estudo, Ananindeua/ Belém-PA

[pic 2]

IMAGEM SATELITE

Fonte: Google Earth

Para a obtenção dos dados, utilizou-se a técnica de observação direta extensiva, sendo ela participante natural, por meio da pesquisa de campo, com uso de formulários, definidos como: “Roteiro de perguntas enunciadas pelo entrevistador e preenchidas por ele com a

resposta dos pesquisados” (MARCONI E LAKATOS, 2003), com a aplicação de 30 formulários in loco no bairro de Águas Lindas no mês de maio de 2019 com moradores que residiam mais próximo dos lagos. Os formulários continham 10 (dez) perguntas de cunho objetivo e subjetivo.

Nesse contexto, foram realizadas fotos registros a beira dos lagos, com a finalidade de comprovação do descaso público, assim como, da situação de poluição que o lago se encontra, utilizando-se de imagens da ferramenta Google Earth, assim ajudando em sua localização e a observação local no qual constatou-se poluição visual, efluentes despejados no lago e um forte odor desta área.

A partir disso, a pesquisa teve como base a resolução Nº 357 do CONAMA, dispõe sobre a “classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes”. A partir desse princípio, fatores como a saúde e o bem-estar humano, o equilíbrio ecológico aquático, a deterioração da qualidade da água, levando em conta os usos prioritários e classes de qualidade ambiental exigidas para um determinado corpo da água do qual serviu de embasamento para analisar os impactos ambientais que ocorrem nesta região.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

A partir das informações obtidas, por meio da aplicação dos formulários aos moradores que moram ao redor da região estudada, foi analisado os três lagos que faz parte do bairro de Águas Lindas. Ademais, foi constatado que estes corpos d’agua visivelmente poluídos e eutrofizados (sendo o último ainda em processo de crescimento das macrófitas), foram ao longo do tempo alvos de ações antrópicas, tendo ocorrido isso devido à falta de saneamento, crescimento desenfreado além da falta de planejamento da população aos redores provocando, assim, o despejo inadequado do lixo, seu acúmulo na área, além do escoamento de esgoto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (911.6 Kb)   docx (727 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com