Os Impactos Das Mídias Sociais Na Insatisfação Com O Corpo Nas Adolescentes À Luz Da Terapia Cognitivo-Comportamental: Uma Entrevista Semi-Estruturada
Por: Elaine Resende • 15/5/2023 • Artigo • 4.545 Palavras (19 Páginas) • 144 Visualizações
[pic 1]
ELAINE RESENDE DA FONSECA
OS IMPACTOS DAS MÍDIAS SOCIAIS NA INSATISFAÇÃO COM O CORPO NAS ADOLESCENTES À LUZ DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL: UMA ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA
CONSELHEIRO LAFAIETE
2021
ELAINE RESENDE DA FONSECA
OS IMPACTOS DAS MÍDIAS SOCIAIS NA INSATISFAÇÃO COM O CORPO NAS ADOLESCENTES À LUZ DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL: UMA ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA
Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I do Curso de Psicologia da Fundação Presidente Antônio Carlos – FUPAC, para fins de pontuação.
Orientador (a): Juliana Campos
CONSELHEIRO LAFAIETE
2021
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 PROBLEMA DE PESQUISA 4
2.1 Delimitação do tema/problema 4
2.2 Justificativa 4
2.3 Hipótese 5
3.1 Objetivo Geral 5
3.2 Objetivos Específicos 6
4 MÉTODO 6
4.1 Procedimentos de Coleta de Dados 6
4.2 Procedimentos de Análise de Dados 7
4.3 Procedimentos Éticos 8
5 REFERENCIAL TEÓRICO 8
5.1 Uso da internet e redes sociais pelos adolescentes 8
5.2 Imagem corporal na adolescência 9
5.3 Ambiente familiar 10
5.4 A Terapia Cognitivo Comportamental como base do trabalho de desenvolvimento da imagem corporal 11
6 CRONOGRAMA 14
7 REFERÊNCIAS 15
1 INTRODUÇÃO
A adolescência é uma fase em que ocorrem diversas mudanças no desenvolvimento. Por isso, é o momento das descobertas e, no qual, podem ocorrer dificuldades em lidar com essas mudanças. Nessa fase começa o desejo de se conhecer melhor, se apresentar e se posicionar no mundo. Essa inquietação durante a fase jovial pode ser explicada, também, pelas mudanças hormonais. Como afirma Vargas (2014), as mudanças hormonais podem influenciar os comportamentos dos adolescentes. Neste contexto de desenvolvimento corporal, mudanças hormonais e inquietações pessoais, surgem as influências externas, que irão impactar o modo como tal processo de desenvolvimento individual ocorre. Dentre tais influências, é possível citar as redes sociais.
As redes sociais vêm apresentando um alto grau de crescimento na vida dos adolescentes, que cada vez mais passam a aderir e a usar essas redes. Isto coloca em pauta algumas discussões referentes à influência das redes sociais no comportamento dos adolescentes, e o modo como estes interagem e se relacionam com a tecnologia. Os conteúdos presentes nesses instrumentos apontam para o estabelecimento de padrões sociais, a exemplo de como devem se vestir o que se deve comer e como agir, requisitos para que possam ser aceitos e ganhar destaque no meio virtual. No âmbito das tendências impostas, mesmo que de forma implícita, no mundo virtual, há o chamado “padrão de beleza”, que afeta diretamente o processo de percepção da autoimagem das adolescentes. Desse modo, a exposição destas às redes sociais e aos conteúdos de beleza, pode acarretar na insatisfação corporal, levando-as a buscar meios, por vezes dolorosos, de alcançar esse padrão corporal. .(BELEZA,2014)
Em consequência desses fatores, muitas adolescentes passam a enxergar defeitos em seus próprios corpos, distorcendo sua autoimagem e gerando insatisfação corporal. Esse processo desencadeia problemas psicológicos, podendo levá-las a desenvolver crises de ansiedade e pânico, distúrbios alimentares, depressão e outros.
A fim de compreender as consequências psicológicas do uso das redes sociais na vida dessas adolescentes, a presente pesquisa tem por objetivo analisar os principais impactos psicológicos das redes sociais no processo de insatisfação corporal dessas adolescentes. Para tal análise, será utilizado a Terapia Cognitiva-Comportamental (TCC), uma abordagem da psicoterapia que visa entender a atribuição de determinados comportamentos a certos aspectos da vida, como sentimentos, outros indivíduos e acontecimentos (BECK, 2013). Assim, serão utilizadas as premissas presentes na TCC para compreender a associação dos problemas psicológicos às influências das redes sociais. Para isso, a pesquisa será realizada por meio de uma entrevista semi-estrutura, buscando introduzir os estudos psicológicos a respeito dessas influências na fase da adolescência, no que tange ao desenvolvimento da autopercepção.
2 PROBLEMA DE PESQUISA
Quais são os impactos das redes sociais na autopercepção corporal de adolescentes?
2.1 Delimitação do tema/problema
Qual o impacto psicológico das redes sociais na autopercepção corporal de adolescentes.
2.2 Justificativa
O tema escolhido surgiu devido à observação de que pode haver uma influência negativa das redes sociais sobre a imposição de padrões de beleza em mulheres, e que tais circunstâncias podem estar afetando as adolescentes, no que se refere à forma como estas enxergam seus corpos. Assim, as consequências existentes afetam a autoimagem das adolescentes e esta situação se constitui um problema de âmbito social. Nesse sentido, a escolha do estudo justifica-se pela incidência da insatisfação corporal e os impactos psicológicos devido às influências negativas trazidas pelas mídias sociais (RODRIGUES, 2019).
...