A APOSTILA VENTOSATERAPIA
Por: Ac.shiatsu • 28/9/2021 • Artigo • 826 Palavras (4 Páginas) • 135 Visualizações
VENTOSATERAPIA
A Ventosaterapia é uma técnica que existe desde milênios e seu poder terapêutico conquistou várias civilizações, foi aperfeiçoada pela Medicina Tradicional Chinesa. É uma prática, disseminada em todo o mundo, que promove relaxamento corporal e mental dos indivíduos (AMARO et al., 2015). Tem como objetivo ocasionar um vácuo e fazer uma sucção da pele gerando uma pressão negativa, para estimular a circulação sanguínea, liberar as toxinas existentes no sangue. Também atua limpando o sangue, o que faz com que aumente a resistência do organismo às doenças, melhor respiração da pele. A ventosa drena as áreas de congestão e liberta o corpo do excesso de energia negativa. (AMARO et al., 2015).Possui diversos métodos de aplicação e pode ser combinada a muitas outras técnicas presentes na medicina chinesa. Esse recurso terapêutico é indicado no tratamento de diversas doenças, atua em distúrbios reumatológicos, neurológicos, vasculares e dermatológicos, também em pós-operatórios diversos e tratamentos estéticos. Fisioterapeutas utilizam as ventosas no tratamento de patologias crônicas e em processos de dor aguda dos pacientes. (Kravetz RE, 2004). A aplicação das ventosas ajuda nos tratamentos da lipodistrofia, dessa forma incentiva o organismo a separar resíduos metabólicos e liberar toxinas residuais (Cunha, 2001, Inada, 2003). A gordura localizada, é um distúrbio do tecido gorduroso no qual a gordura se acumula em maior número em locais determinados do que em outros lugares (Fornazieri, 2005). No caso da celulite, é utilizado o método deslizante e de sucção média a leve, assim estimula o sangue e o metabolismo lipídico. (CARDOSO et al., 2009). Na face, age na prevenção e trata as rugas nessa região, incentiva o crescimento da produção de colágeno e elastina, drenagem linfática e contorno facial. (FORNAZIERI, 2013). No tratamento de patologias diversas a aplicação das ventosas é feita nos pontos Shu dorsais, que se localizam ao redor da coluna vertebral e que representam os pontos de assentimento dos Zang-Fu (YAMAMURA, 2014). É realizada na pele, e tem a finalidade de alcançar o Sangue e o Qi de um determinado órgão por meio da manipulação da pele, desta forma proporciona a estabilidade dos Zang-Fu ( órgãos e viceras ) de maneira eficiente, proporcionando o equilíbrio energético e a prevenção e cura de doenças (CHIRALI, 1997).
DESENVOLVIMENTO
TIPOS DE VENTOSA
Ventosa de chifre São equipamentos feitos a partir dos chifres de animais (figura 1), no qual os mesmos são cortados entre 10-15 cm de comprimento e com 5cm de diâmetro interno, e o seu exterior deve ter um ótimo acabamento para evitar algum possível ferimento no paciente .paciente (SON KIM, 2002)
Figura 1: Ventosa feita com chifre de boi.
[pic 1]
Ventosa de bambu
A ventosa de bambu é o tipo mais utilizado na China, devido ao seu grande cultivo. Esse instrumento é confeccionado a partir de um segmento fechado de um ramo de bambu, com medidas entre 6 e 9 cm de comprimento e diâmetro de aproximadamente 0,6 cm a espessura da parede de no máximo 1 cm, devendo ser bem lixado externamente, para evitar ferimentos e desconfortos. O uso desse tipo de ventosa tornou-se muito popular devido ao custo baixo, facilidade ao transportar por ser um instrumento leve e, também, por poder ser associada com ervas medicinais. Entre tanto benefícios, a Ventosa de bambu pode apresentar algumas desvantagens, tais como: não é possível visualizar o local da 1384 estimulação, dificultando a manipulação para a intensidade da sucção, tal como não é possível observar a hiperemia do local e tão pouco ter o controle da quantidade de sangue (Xue) na realização de sangrias. A higienização do instrumento também fica comprometida devido sua composição porosa. (ILKAY ZINHI CHIRALI,2001).
...