A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Artigo: A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: edvaldoandre • 4/11/2014 • 895 Palavras (4 Páginas) • 264 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este trabalho visa analisar os efeitos da inclusão em classes regulares da educação básica, no estado de Pernambuco, nos processos de socialização e de aprendizagem da educação fisica de pessoas com deficiências físicas.
O jovem Eduardo Carlos, 19 anos, é aluno do primeiro ano do Ensino Médio na Escola Governador Barbosa Lima (EGBL), localizada no bairro do Derby, área central do Recife. Surdo e mudo, ele encontrou na aprendizagem da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) a oportunidade de interagir com o universo ao seu redor. Contando com a ajuda do professor intérprete Fernando Vilarim um dos profissionais que atuam na unidade, o sorridente rapaz descreveu um pouco da sua experiência, “ Acho muito importante esta oportunidade de estudarmos todos juntos e a escola nos oferecer esta estrutura, Ás vezes sinto um pouco de dificuldade na questão da interação, mas no geral, vejo que vale muito a pena. Aprendo bem, faço amizades e consigo obter notas”, assegura Eduardo.
Segundo a diretora-adjunta da EGBL, Fábia Fragoso, atualmente a instituição conta com 300 alunos surdos, divididos entre as turmas do ensino infantil, Fundamenal e Médio, nos três turnos de funcionamento. Além de um quantitativo menor de alunos inseridos em outros quadros deficitários, como cegos e portadores de trantornos mentais. “Nas séries iniciais, compreendendo o ciclo que vai da pré-escola até a quarta, os alunos ainda não participam dainclusão. Neste primeiro momento nos concetramos em oferecer às crianças o primeiro contato com a comunicação, capacitando-os paro o processo seguinte”, esclarece Fábia.
DESENVOLVIMENTO
“A educação integrada pesa por ser depredatória da identidade surda.A educação do surdo tem de ser a educação específica com códigos da culturasurda”.(GLÁDIS PERLIN)
“A sabedoria precisa de esquecimento. Esquecer é livrar-se dos jeitos de ser que se sedimentaram em nós, e que Nos levam a crer que as coisas têm de ser do jeito como são. Não. Não é preciso que as coisas continuem a ser do jeito como sempre foram”.
(Rubem Alves, 2001)
A história do povo surdo mostra que por muitos séculos de existência, a pedagogia, as políticas emuitos outros aspectos próprios têm sido elaborados sempre sob uma perspectiva dos ouvintes e nãodos surdos que, quase sempre, são ignorados e desvalorizados como sujeitos e profissionais quepodem contribuir a partir de suas capacidades inerentes e de sua diferença: a de ser surdo. Destamaneira, a ‘inclusão’ de sujeitos surdos nas escolas, tendo-se a língua portuguesa como principalforma de comunicação, faz-nos questionar se a inclusão significa integrar o surdo realmente. Naverdade, a palavra correta para as experiências desenvolvidas não é ‘inclusão’, e sim uma forçada ‘adaptação’ com a situação do dia-a dia dentro de sala de aula. O texto resgata a importância da existência do Projeto Político Pedagógico da escola em dimensões que ultrapassam os aspectos legais e pedagógicos e se inserem no compromisso do processo de educação como formação humana e de construção de cidadanias efetivas. Diferencia a identidade do Projeto Político Pedagógico no contexto de um paradigma de escola tradicional de um contexto de uma escola inclusiva, contemplando o Atendimento Educacional Especializado como uma das partes deste Projeto. Detalha a elaboração de uma proposta em termos de Planejamento, Organização de tempos e espaços e de um processo de Avaliação para todos os alunos com ou sem deficiência e a operacionalização do AEE em todas as etapas.Enfatiza a necessidade da formação continuada dos professores na perspectiva da educação inclusiva e da construção de uma nova cultura de valorização das diferenças das pessoas. CONSIDERAÇÕES FINAIS
“O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos estarem juntoos,
...