A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Trabalho acadêmico: A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: souza27 • 18/11/2014 • Trabalho acadêmico • 539 Palavras (3 Páginas) • 230 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
A educação inclusiva é um passo muito importante para o desenvolvimento de todos, tanto dos alunos, quanto da população em geral.
A sociedade está buscando cada dia mais os seus direitos, e com isso todos saem ganhando, pois a educação em direito fundamental, e muitas pessoas com necessidades especiais não tinham esse direito,e por vergonha e as vezes até com medo de serem descriminadas, deixavam de estudar e buscar esse direito.
Hoje em dia com a educação inclusiva, essas pessoas podem estudar, e entrar no mercado de trabalho, para buscar sua independência financeira.
2 DESENVOLVIMENTO
A inclusão de alunos especiais nunca tinha sido tratada como um assunto importante, porque as pessoas que tivessem alguma deficiência e que queriam estudar tinham que se adaptar as normas da escola regular como qualquer outro, mas hoje isso vem mudando. Em todas as escolas são pedidas salas especiais para essas pessoas, o SAEE (sala de atendimento educacional especializado), sistema que foi criado para ajudar pessoas especiais a interagir com os outros alunos e professores em sala de aula.
Como hoje em dia o país é que está se adaptando para receber essas pessoas especiais, tanto no mercado de trabalho, em universidades e escolas. Nesses espaços estão sendo colocadas: rampas, banheiros especiais, instrutores capacitados em cada área especializada, materiais para atender esses alunos, e tudo o mais que se faça necessário para o bem star dessas pessoas. Porém ainda tem escolas quem não tem essas salas, nem professores gabaritados. Mas, como nem tudo é perfeito e demora muito para que as pessoas de adaptem a novas coisas existem dentro das salas de aula ainda professores que não trabalham de forma inclusiva, que deixam aquele aluno com deficiência no canto da sala, se sentindo excluído. Que a educação está melhorando ninguém pode negar, como pode se ver, tem muitas melhorias acontecendo, como por exemplo nas provas do ENEM, se alguém possuir algum tipo de necessidade especial, na inscrição, essas pessoas já solicitam e dizem o tipo de atendimento especial que vão precisar, e assim consigam responder a prova com a mesma comodidade das outras pessoas. Todavia ainda estão sendo excluídos indiretamente, porque os recursos podem estar atendendo a esse aluno, porém o professor regular não está totalmente preparado, ele pode não ter uma formação adequado, essa pessoa pode estar sendo atendido por um professor que não está apto para se comunicar com que tenham deficiências sem alguém capacitado do lado.
Nas salas de aula, como em qualquer outro lugar, essas adaptações são muito demoradas, e a sociedade tem que lutar para que isso aconteça. Também temos que lutar por melhorias na formação e capacitação dos professores, pois, se eles também não estiverem bem preparados, essas mudanças não adiantarão de nada, e esses alunos não terão uma educação de qualidade, para que possam se inserir no mercado de trabalho e terem sua independência financeira.
3 CONCLUSÃO
Em virtude do que foi argumentado, pode se perceber que a atuação pedagógica da inclusão do professor na educação básica não
...