A Abordagem Neoclassica Da Administração
Trabalho Escolar: A Abordagem Neoclassica Da Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: enganador • 2/11/2014 • 2.947 Palavras (12 Páginas) • 289 Visualizações
RESUMO
A economia brasileira apresenta-se em constante transformação e mudança, em decorrência disso, as organizações empresariais enfrentam cada vez mais desafios importantes, que, quando não bem geridos, podem ocasionar conflitos internos. Uma das inúmeras ferramentas disponíveis e que pode ser focada para o empresário ter competitividade e a fidelização dos clientes tem sido a logística; ela tem a possibilidade de apresentar a continuidade dos negócios, através de operações que garantam a posse dos produtos junto aos seus clientes no momento exato, sem avarias e a baixo custo, passando a ter um papel fundamental na avaliação do desempenho das organizações. A cidade de Picos apresenta uma economia em destaque no Piauí e uma localização geográfica privilegiada, com todo esse potencial econômico, esse trabalho permitirá apresentar o panorama da logística na cidade, através de uma pesquisa bibliográfica e de campo no setor alimentício varejista da cidade, como forma de verificar a visão da importância da logística para esse segmento que tem como incumbência fazer com que a mercadoria esteja no lugar certo, no momento adequado e a um custo o mais baixo possível.
Palavras-chave: logística, desempenho, custo.
ABSTRACT
The Brazilian economy is presented in constant transformation and change, as a result, business organizations increasingly face major challenges which if not properly managed, can lead to internal conflicts. One of the many tools available that can be focused to the business be competitive and customer loyalty has been the logistics, it has the opportunity to submit business continuity through operations to ensure ownership of the products to their customers at the time accurate, low cost and without damage, and shall have a key role in assessing the performance of organizations. The city has an economy peaks highlighted in the Piaui and a privileged geographical location, with all this economic potential, this work will provide an overview of logistics in the city, through a literature search and field in the retail food sector of the city, as way to check the vision of the role of logistics in this segment which has the mandate to make the goods are in the right place at the right time and at a cost as low as possible.
Keywords: logistics, performance, cost.
INTRODUÇÃO
Com o fim da Segunda Guerra Mundial o mundo vivenciou um momento de grande desenvolvimento econômico e industrial, com grandes mudanças e transformações que refletiram nas organizações. Novas Teorias Administrativas foram sendo elaboradas, porém, levando em consideração a abordagem de autores clássicos da Administração.
Apesar de inúmeras críticas a esses autores, as novas perspectivas organizacionais sempre apresentam algum ponto da abordagem clássica, como a departamentalização, a racionalização do trabalho, dentre outros, com isso, entende-se que a teoria clássica é o ponto de partida, mesmo que seja para contrapor-se a ela.
A abordagem Neoclássica é o resgate da Teoria Clássica com uma nova roupagem que permite uma adequação à realidade dos novos tempos que exige cada vez agilidade na busca por resolução de problemas.
Peter Drucker upud Chiavenato (2001, p.188), um dos representantes ilustres neoclássicos diz:
Hoje em dia é moda menosprezar Taylor e desacreditar sua psicologia antiquada, mas ele foi o primeiro homem de que se tem notícia que não aceitou o trabalho como favas contadas, mas o examinou e o estudou a fundo. A maneira como abordou o trabalho continua sendo a fundação básica. E, Embora Taylor em seu enfoque do trabalho tenha sido um homem do século XIX, ele partiu de objetivos sociais e não de engenharia ou de lucro. O que inspirou Taylor foi o desejo de libertar o trabalhador do encargo do trabalho excessivo. A esperança de Taylor – e isso foi plenamente conseguido nos países adiantados – era tornar possível ao trabalhador uma vida digna por meio de uma produtividade maior do seu trabalho.
Com esse pensamento, os principais autores: Peter Drucker, Ernest Dale, Harold Koontz, Cyril O’Donnell, Michael Jucius, William Newman, Ralph Davis, George Terry, Morris Hurley, Louis Allen consideraram, também, a visão racional da estrutura empresarial de Fayol que contribuiu para a concepção da Teoria Neoclássica.
A abordagem neoclássica firma o desempenho do Administrador, pois possibilita a busca pelo por que e para quê das atividades dentro de uma empresa, traçando objetivos e primando por resultados, conseguindo, assim, os princípios fundamentais da administração moderna.
1 Origens e Características da Teoria Neoclássica
De acordo com Motta & Vasconcelos (2002, p. 375) “a teoria neoclássica é uma abordagem essencialmente integradora, eclética e utilitarista”.
A prática da Administração tem sido uma das características forte dessa abordagem, onde a prática tem tido maior relevância no processo empresarial, em que a busca por resultados tem prevalecido frente a teoria, sem, no entanto, os conceitos teóricos serem relegados a segundo plano, mas aliando teoria e prática como forma de atingir objetivos e alcançar resultados.
1 Logística: por que é tão fundamental na empresa?
A teoria neoclássica da administração é o nome dado a um conjunto de teorias que surgiram na década de 1950 e que propõem uma retomada das abordagens clássica e científica daadministração. A teoria têm como principal referência Peter Drucker, mas também inclui um grupo amplo de autores como Willian Newman, Ernest Dale, Ralph Davis, Louis Allen e George Terry.[1]
Dentre os principais conceitos abordados por essa teoria, destacam-se:
ênfase na prática da administração;
reafirmação relativa das proposições clássicas;
ênfase nos princípios gerais de gestão;
ênfase nos objetivos e resultados.
Esta
...