A Acessibilidade Digital: Importância e Benefícios
Por: jecielcsilva • 1/7/2020 • Trabalho acadêmico • 828 Palavras (4 Páginas) • 228 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA BIOMÉDICA
DISCIPLINA TECNOLOGIA ASSISTIVA
PROFESSORA LUCIANA MENDES
DISCENTE JECIEL CÍCERO DA SILVA
Acessibilidade digital: benefícios e importância
Em dezembro de 2019, foi descoberto, na China, o novo tipo de coronavírus, causador da doença COVID-19, que se espalhou, posteriormente, por todo o mundo. Diversas medidas de controle e de prevenção foram tomadas para combater o contágio em ritmo acelerado do vírus, entre elas, destaca-se o isolamento social (afastamento do indivíduo de seus pares).
Este período de pandemia fortaleceu a necessidade de adequar-se a era digital como meio de sobrevivência. De portas fechadas, comércios passaram a oferecer e a vender seus produtos através de recursos de mídia social: Instagram, WhatsApp, Facebook e Websites. Para pessoas com deficiência, adaptar-se a essa nova realidade é bem mais difícil do que parece. Embora o decreto federal nº 5.296 torne obrigatório que todos os portais e sites dos órgãos da administração pública atendam aos padrões de acessibilidade digital, em dezembro de 2004; que a Lei de Acesso à Informação Nº 12.527 estenda para todos os sites e não apenas os governamentais, em novembro de 2011; e que a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146) torne obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, em julho de 2015, a situação ainda é desfavorável para as pessoas com deficiência e para idosos, que necessitam, também, dos mesmos recursos de acessibilidade digital.
A W3C (World Wide Web Consortium) desenvolveu critérios para orientar projetos da web, de modo a tornar o conteúdo acessível a todos os públicos, incluindo pessoas com deficiência e idosos. Para que haja acessibilidade digital, é necessário que os usuários sejam capazes de notar o conteúdo de que está sendo apresentado sem qualquer dificuldade; e compreender a informação que está sendo passada e conseguir operar a interface.
Diversos recursos (já existentes) são possíveis para garantir os critérios estabelecidos pela W3C, como, por exemplo: utilização de leitores de tela; opção de contraste entre cores de textos e fundos; alternância de tamanho da fonte e de imagens; navegação por meio do teclado; criação de textos ajustados à linguagem das mídias digitais. Recursos esses que, principalmente neste momento de pandemia, são de extrema importância para assegurar a autonomia, a independência e a qualidade de vida de pessoas com deficiência e idosos.
Segundo a W3C, as empresas que se preocupam com acessibilidade recebem, certamente, o benefício de conquistar melhor imagem perante o público, o que acarreta ganho indireto nos negócios. A W3C lista os seguintes benefícios para as empresa:
- melhoria da imagem da empresa, com o consequente fortalecimento da marca;
- aumento da visibilidade do sítio pelos sistemas de busca;
- fidelização de usuários e clientes;
- crescimento da audiência do sítio web;
- vantagem competitiva;
- canal aberto de comunicação com usuários e clientes;
- diminuição dos custos com manutenção;
- melhoria do desempenho;
- aumento da interoperabilidade.
Para as pessoas, lista que é possível presenciar cenários cotidianos como os seguintes:
- Pessoas cegas que utilizam programas leitores de tela no computador navegam sem dificuldade pelos sítios web, preenchem formulários, acionam botões por meio de comandos do teclado e conseguem acessar, inclusive, as informações que estão em imagens, por meio de textos alternativos.
- Pessoas com baixa visão, usando ou não programas ampliadores de tela, não têm dificuldade com o contraste, nem para identificar e clicar em hiperlinks, barras e botões, nem para aumentar o tamanho das letras.
- Pessoas que não conseguem identificar algumas cores não se confundem nem perdem informações, porque todas as informações apresentadas por meio de cores são transmitidas também de outras formas.
- Pessoas surdas ou com deficiência auditiva acessam informações em áudio e vídeo com legendas, transcrições e traduções em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).
- Pessoas com deficiência motora e mobilidade reduzida que utilizam apenas o teclado para acessar os conteúdos dos sítios web navegam com facilidade por todos os menus e seus subitens, formulários, serviços e informações disponíveis.
- Pessoas com deficiência intelectual ajustam a velocidade das animações e têm acesso a conteúdos em texto, áudio e vídeo para aprimorarem seus estudos.
- Pessoas com baixa experiência computacional aprendem com facilidade a utilizar serviços fundamentais para seu dia a dia e encontram com rapidez todas as informações de que necessitam.
- Pessoas com idade avançada conseguem encontrar todas as informações de que necessitam devido ao bom contraste, assim como pelo tamanho dos textos, navegabilidade e baixa complexidade das interações.
- Pessoas com problemas de conexão com a Internet acessam as páginas web com facilidade e navegam com ótimo desempenho.
- Pessoas com dispositivos móveis acessam serviços e informações na Web, mesmo utilizando telas e teclados muito pequenos e com velocidade de conexão e capacidade de processamento e armazenamento reduzidas.
A principal função da acessibilidade digital é criar igualdade de oportunidades, com o objetivo de assegurar autonomia e independência dos usuários que necessitam de recursos que eliminem as barreiras criadas por sua deficiência, para que, desse modo, seja possível garantir segurança, qualidade de vida e inclusão.
...