A Adolescencia Cada Vez Mais Longa
Trabalho Universitário: A Adolescencia Cada Vez Mais Longa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leticiazanata • 21/11/2013 • 489 Palavras (2 Páginas) • 781 Visualizações
A adolescência cada vez mais longa.
A adolescência vem se tornando cada vez mais longa. A organização mundial da saúde considera adolescentes jovens entre 10 e 20 anos; há pouco, era o período compreendido entre 13 e 18 anos.
Parece que boa parte dos jovens insiste em não crescer, em não assumir tarefas e responsabilidades que caracterizam a idade adulta.
Pois isso acontece, devido ao conforto que eles tem e a falta de maturidade muitas vezes pelos pais serem super protetores.
Mas, contudo vejamos o lado ruim de tudo isso não pode falar que somente os desprivilegiados são violentos, drogados... Pois o jovem da classe media e classe media alta
Estão envolvidos com vários tipos de violência e crueldade
A autora Tania Zagury mostra explicações sobre esse tema tão polemico.
A organização mundial da saúde considerava adolescentes os jovens entre 13 e 18 anos. Agora, este período da vida corresponde a faixa etária entre 10 e 20 anos. A que se atribui esta mudança.
Estudos importantes na área de comportamento, medicina e educação vem registrando fenômenos como a menarca, por exemplo, que é a primeira menstruarão na menina e marca a entrada na puberdade, ocorrendo cerca de dois anos mais cedo. Alem disse, o próprio comportamento das crianças vem sofrendo mudanças, patê delas gerada pela mídia eletrônica, outra por fatores sociais. Por exemplo, a melhoria na alimentação da população de diversos países também concorre para entrada mais na puberdade. Por outro lado, detectas-se a postergação da saída da adolescência. O jovem hoje não tem tanta pressa de se tornar independente, efetivamente adulto. Uma das causas é, sem duvida, a crescente necessidade de especialização nas mais diversa profissões, o que retarda possibilidade de independência financeira. A grande liberdade que os pais dão aos filhos também colabora para que eles não sintam necessidade de sair de casa.
Quais são as conseqüências disso para a sociedade.
São varias. Uma delas é a falta de responsabilidade social que uma parte dos jovens adolescentes de hoje apresenta. Desejam receber muito da sociedade, mas pouco pensam em contribuir efetivamente para a solução dos problemas.
Filhos adultos morando com os pais é cena corriqueira na realidade brasileira. Mudou o comportamento do adolescente ou a crise econômica tem ajudado a fixar o jovem na casa paterna.
Mudaram, sim, os jovens, mas especialmente porque mudaram os pais desses jovens. A super proteção em relação aos filhos especialmente nas camadas A, B e C da população aliada a grande liberdade que os adolescentes tem atualmente em suas casas (em alguns casos podendo ate transar no quarto) e a pequena parcela de responsabilidade que lhes atribuem, como o cuidado da casa ou outras tarefas domesticas, faz com que, mais ate do que a crise social, o jovem só pense em assumir a sua própria vida muita mais tarde. Afinal, para que ter mais trabalho se moram bem, com toda a liberdade e sem quaisquer responsabilidades.
Pode se dizer que precisa de soluções quanto a isso mais rápido possível. Como mostra o texto
...