A Alienação e Capitalismo
Por: Júlia Assis • 6/4/2017 • Trabalho acadêmico • 318 Palavras (2 Páginas) • 161 Visualizações
Este trabalho tem como objetivo frisar e demonstrar a aplicação de conceitos marxistas ao dia-a-dia na sociedade. Para isso foi feita a leitura do texto “Alienação e Capitalismo”, do livro Marxismo e Alienação, de Leandro Konder. Foi feita, também, uma pesquisa sobre o tema utilizando ferramentas da internet e vídeos sobre o tema.
A partir disso, o grupo, que visava compreender melhor os conceitos de Marx inseridos aos dias atuais, concluiu que o conceito de Marx de capitalismo, surgiu no século XVIII, durante o período da Revolução Industrial. Em suma, pregava a arrecadação de capital, o qual é destinado à burguesia (classe então detentora do poder econômico). É um sistema que consiste na exploração de mão de obra assalariada, tal que move o sistema econômico e industrial. Dentro desse sistema o trabalhador se torna mera peça na produção de um bem, chegando a não reconhecer seu trabalho no produto final.
Marx também criticava a influência da religião nas atitudes dos integrantes da sociedade. Segundo ele a religião, independente de qual fosse, fazia com que os indivíduos acreditassem que o seu Deus era quem decidia em qual situação eles se encontrariam, procuravam nele justificativas para a desigualdade social, tirando a razão da luta contra o sistema.
Marx defendia a ideia de que as pessoas tinham que procurar se inspirar pela conduta dos intelectuais/filósofos, e tentar transformar a sociedade em que viviam, para acabar com a alienação política e social que se instaurava, libertando a classe operária da submissão aos burgueses dominantes.
O grupo concluiu, portanto, que embora as ideias de Karl Marx refiram-se ao homem e às mudanças do século XIX, seus conceitos e aplicações ainda representam fortemente a sociedade contemporânea. A alienação, em todos os seus aspectos e modos, encontra novas formas no homem atual, que tem na busca pelo bem material, uma de suas principais fontes de prazer, e que coloca o capital como forte objetivo a ser alcançado.
...