A Arte Da Guerra
Exames: A Arte Da Guerra. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: babinskilrv • 21/4/2013 • 1.057 Palavras (5 Páginas) • 760 Visualizações
FACULDADE LA SALLE
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
METODOLOGIA DE PESQUISA
RAFAEL BABINSKI
RESENHA CRITICA
A Arte da Guerra
Lucas do Rio Verde-MT
2011
1 IDENTIFICAÇÃO DA OBRA
TZU, S. A Arte da Guerra. 7ª Ed. Cap. 04, p. 49 a 52. SÃO PAULO: CULTURA, 2004
2 CREDENDICIAS DO AUTOR
Sun Tzu foi um general chinês que viveu no século IV a.C. e no comando do exército real de Wu acumulou inúmeras vitórias, derrotando exércitos inimigos e capturando seus comandantes.
Foi um profundo conhecedor das manobras militares, escreveu A Arte da
Guerra, famoso livro chinês sobre técnicas militares.
Não existe uma biografia linear de Sun Tzu, com início, meio e fim. O que existe são breves narrações de alguns fatos de sua vida.
Apesar das especulações sobre a sua vida e existência, a sua obra A arte da Guerra é considerada de grande importância nos escritos militares e estratégicos de toda a história da humanidade.
3 POSIÇÕES ESTRATÉGICAS
Na antiguidade, o perito em batalha, primeiro, tornava-se ele próprio invencível. Depois, esperava que o inimigo expusesse a sua vulnerabilidade.
A garantia da vitoria só depende de nos, mas a vulnerabilidade do inimigo depende dele mesmo, o perito pode tornar-se invencível mais nunca pode garantir a vulnerabilidade do inimigo.
A invencibilidade esta na defesa, já a vulnerabilidade do inimigo revela-se no ataque, um exercito que assume posição defensiva sabe que o seu inimigo tem uma força maior que a dele, e pode contar com um ataque esmagador, já o exército que se lança ao ataque tem conhecimento que o inimigo e fraco, e não terá problemas em atacar.
Os antigos diziam ser perito é aquele que vencia quando a vitoria ela facilmente previsível, mais uma vitoria assim, nunca seria uma vitória excepcional e nem traz para ele reputação, e coragem, um perito tem vitorias infalíveis por que ele age onde a vitoria e certa. Um bom comandante ocupa um lugar onde ele tem visão do terreno, onde ele não pode ser trapaceado, tem visão do campo de batalha, do inimigo sabe seus pontos fracos e fortes, ele só lança suas tropas para uma batalha depois de ter garantido a vitoria.
Para uma batalha ter sucesso ele deve analisar cinco fatores, os cálculos, as quantidades, a logística, a balança do poder e por fim a possibilidade de vitoria.
Onde todos formam uma estratégia vencedora, analisando o tipo de terreno no qual ira ocorrer o confronto, qual o tamanho do exercito, e a vitoria e baseada na balança do poder.
Um exército vitorioso e como um peso de 100 quilos em cima de algumas gramas, e um exército derrotado e como algumas gramas em cima de 100 quilos, a posição estratégica é muito importante para conseguir a vitoria, o lugar que ele se posiciona deve-se levar em conta todos os fatores se é um lugar que poderá ter defesa, terá facilidade para sair para o ataque, tendo estratégia tanto na guerra como na vida pessoal ou empresarial você só tem a vencer.
Tendo em mente uma estratégia e posição estratégica você esta um passo a frente do inimigo e já tem vantagens para lançar seus homens para a batalha e fazer deles um exército vencedor.
4 RESENHA CRÍTICA
Comparando a opinião do autor citada nesse parágrafo concordo com suas idéias, Sun Tzu mostra com clareza como tomar a iniciativa e combater o inimigo. Nossa vida social e corporativa não é muito diferente de uma guerra, pois a cada momento estamos travando batalhas com nos mesmos.
Sendo assim, para conseguirmos algo, atingirmos metas, devemos planejar estudar o assunto mais a fundo, conhecer os obstáculos a serem percorrido, e mais importante que isso é conhecer a si próprio, comparando nossos pontos fortes e fracos, qual o nosso limite e até onde queremos chegar. Esses pontos o autor
...