A Arte Na Vida Da Criança
Monografias: A Arte Na Vida Da Criança. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gloria20 • 7/5/2013 • 857 Palavras (4 Páginas) • 693 Visualizações
A ARTE NA VIDA DA CRIANÇA
INTRODUÇÃO
As crianças estão programadas para aprender, o que quer dizer que nascem com uma disposição para fazê-lo sempre que tiverem as condições adequadas.desde o nascimento , tudo que acontece ao seu redor representa oportunidades de aprender coisas novas.
O que a escola precisa fazer é justamente aproveitar essa capacidade de aprender para ensinar à criança as coisas pelas quais ela se interessa e,partindo delas, ir ampliando interesse por problemas mais afastados, mais complexos, pelos quais a criança não se interessa inicialmemte por desconhecê-los.
Tudo que ensinamos em sala de aula deve ter um sentido. Nada que se aprende sem sentido tem valor, então o aluno deve entender que a sociedade é fruto de sua ação enquanto ser social, que ele não é mero agente passivo da sociedade, mas sim um agente transformador.
Como o mundo é repleto de significados e cheio de descobertas, nesta fase da infância! O ensino de Arte aborda uma série de significações, tais como: o senso estético, a sensibilidade e a criatividade.
A criança na educação infantil se encontra em fase de pensamento concreto e faz largo uso de seus sentidos para enriquecer suas experiências. Nesta fase, as atividades artísticas fornecerão ricas oportunidades para o seu desenvolvimento, uma vez que, põem ao seu alcance os mais diversos tipos de material para manipulação.
Quando as habilidades infantis são estimuladas, ajudam no processo de aprendizagem, pois desenvolvem a percepção e a imaginação - recursos indispensáveis para a compreensão de outras áreas do conhecimento humano. Estabelecendo, sempre, um diálogo entre todos os participantes da turma - que é uma questão fundamental para que haja uma comunicação ampla - que será ampliado, desenvolvido, trabalhado, estimulado, aprimorado e praticado com constância para que a criança tenha o máximo desempenho de sua capacidade cognitiva.Por exemplo:
BOLINHAS DE SABÃO:
Faixa de idade: a partir dos três anos.
Material Necessário: anilinas, detergente incolor, canudos, papel ofício e copos descartáveis.
Procedimento: Coloque um pouco de detergente com algumas gotas de anilina no copo ( cada copo com uma cor diferente ) – os alunos deverão molhar o canudo nos copos e soprar fazendo bolinhas de sabão no papel oficio.
OBS: Uma técnica que surte efeito muito bonito mas é necessário que o professor tenha muita atenção para que as crianças não engulam o detergente.
A criança, como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inscrita em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. A criança não nasce sozinha, nem sobrevive sozinha, depende da ajuda dos outros para sobreviver e desenvolver. È importante a relação com os pais e outras pessoas que a auxilie em suas necessidades básicas. É fundamental que o professor seja ético e passa uma percepção bem definida sobre valores morais para o aluno. O educador precisa auxiliar o educando a emancipar-se, deve ter consciência que depende de sua orientação através do conhecimento científico que o aluno irá construir a sua autonomia
Para ( PIAGET, 1976 ) na idade adulta o indivíduo atinge uma forma final de equilíbrio com o ambiente,uma vez que consegui desenvolver estruturas e modos de funcionamento dessas estruturas que lhe permite viver num estado de equilíbrio satisfatório com o ambiente. Esse equilíbrio , entretanto, não é um equilíbrio estático, mas sim um equilíbrio
...