A Atividade Individual Métodos Ágeis
Por: Família Souza • 16/4/2022 • Trabalho acadêmico • 977 Palavras (4 Páginas) • 274 Visualizações
Atividade individual
Matriz de atividade individual | |
Disciplina: Métodos Ágeis | Módulo: |
Aluno: Karen Vasconcelos Souza | Turma: 0122-2_3 |
Tarefa: Elaborar um projeto de desenvolvimento de aplicativo utilizando o Scrum como framework de gestão ágil do projeto. | |
PARTE I – DEFINIÇÃO DO PRODUTO Identifique as 7 dimensões do produto (ator, interface, ação, informação, regras do negócio, ambiente e requisitos não funcionais). | |
Ator – Este software está sendo desenvolvido para ajudar as pessoas a realizarem a reciclagem e coleta seletiva de maneira correta e eficaz. Interface – Para interação o usuário precisará apenas instalar um aplicativo em seu smartphone e realizar o agendamento da retirada. Ação – Com este software os cidadãos poderão agendar junto a empresa a coleta de seus materiais de reciclagem, também terão acesso aos pontos de entrega, caso o usuário tenha interesse em levar seus recicláveis. Informação – O usuário pode agendar e reagendar suas retiradas e alterar dados de seu perfil. Regras do negócio – O agendamento de retirada deve ser realizado com pelo menos um dia de antecedência. Ambiente – Android e IOS Requisitos não funcionais – Por se tratar de um aplicativo novo, poderão surgir alguns requisitos não funcionais que poderão atrapalhar o uso da aplicação em termos de desempenho, usabilidade, segurança e disponibilidade, a falha do não atendimento a um requisito não funcional, poderá tornar todo o sistema ineficaz. | |
Desenvolva a product vision box. | |
[pic 1] [pic 2][pic 3][pic 4] | |
Elabore um texto explicativo que poderá servir como o seu elevator speech. | |
Aplicativo para coleta de lixo reciclável em domicilio através do conceito de logística reversa, onde as empresas recolhem os lixos utilizados por elas mesmas ou por outras empresas, tornando o serviço de reciclagem mais dinâmico e organizado, tendendo a minimizar os descartes indevidos em lugares impróprios, principalmente do lixo eletrônico que é um dos que mais afeta o meio ambiente e também, é o mais descartado inadequadamente. | |
Identifique pelo menos duas personas. | |
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Escreva pelo menos 10 user stories dessas personas. | |
Essas são as definições dos requisitos do produto final, ou seja, as necessidades e objetivos dos usuários: HU1. A coleta dos resíduos recicláveis deve ser realizada por um veículo adequado; HU2. Deve haver flexibilidade nos dias e horários de coleta; HU3. Precisa fornecer a separação, caso necessário, dos produtos recicláveis de acordo com sua natureza; HU4. Deve ter um meio fácil para a destinação dos resíduos recicláveis para o consumidor final. HU5. O sistema deve ter disponibilidade para Android e IOS HU6. Precisa fornecer um mapa com pontos de entrega para os usuários que queiram levar seus recicláveis HU7. O sistema de cadastro do cliente deve ser fácil e intuitivo e ter obrigatoriedade de poucas informações pessoais para usabilidade HU8. Precisa de um sistema de segurança das informações dos usuários HU9. A agenda do app precisa ter integração a agenda do google, para proporcionar ao usuário maior facilidade de consulta aos agendamentos e possibilidade de lembretes HU10. Precisa ter guias (vídeos) de reciclagem para que os usuários possam aprender como separar cada tipo de material HU11. Deve ser um aplicativo sem propagandas HU12. O aplicativo deve ser leve, ou seja, que não deve ocupar muito espaço no celular | |
Defina o MVP. | |
O mínimo que deve ser entregue do aplicativo para que possa ser testado no mercado pelo cliente é:
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PARTE II – PLANEJAMENTO DAS ENTREGAS Defina o backlog do produto. | |
Backlog do produto utilizando a priorização pela regra dos 100pts (orientada a valor)[pic 5] | |
Estime o valor de retorno para o cliente e o esforço da equipe para cada tarefa. | |
A metodologia utilizada foi a planning poker, a primeira definição a ser escolhida é a de menor esforço que seria de 2ph, que neste caso foi os guias para ensinar os usuários como separar e reciclar (HU10). Abaixo temos o quadro com valor de retorno e esforço da equipe para cada tarefa: [pic 6] | |
Fatie, descarte e priorize o backlog. | |
Para as atividades priorizaremos as com maiores ROI (Retorno sobre o investimento) e descartaremos as atividades com o ROI abaixo de 6,5. Conforme tabela abaixo [pic 7] | |
Estime o número de sprints, considerando um valor estimado de velocidade da equipe. | |
O número de sprints foi calculado com base no valor estimado pela a equipe e a velocidade que a equipe considera viável em realizar o trabalho. Foram estimados 7 sprints, respeitando a velocidade máxima de 20 pontos de esforço por Sprint. [pic 8] | |
Referências Bibliográficas | |
BARCAUI, M. S. C. E. A. B. Métodos ageis. Rio de Janeiro: FVG, v. E-book. ECYCLE, E. Reciclagem: o que é e qual a importância? eCycle. Disponivel em: <https://www.ecycle.com.br/reciclagem/>. FELIPE, M. O que é lixo eletrônico? Veja dicas de descarte e reciclagem no Brasil. TechTudo, 2018. Disponivel em: <https://www.techtudo.com.br/noticias/2018/09/o-que-e-lixo-eletronico-veja-dicas-de-descarte-e-reciclagem-no-brasil.ghtml>. |
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