A Atividades Complementares Presencias I Senac
Por: ValentinaVII • 28/5/2023 • Resenha • 1.000 Palavras (4 Páginas) • 57 Visualizações
Resenha
Um técnico pode atuar em diversas áreas como: área da saúde, comercio diversos, setor automobilístico da indústria, alimentos, bancos, hotelaria, transporte, educação etc. E em diversos segmentos oferecendo controle, inspeção, garantia e gestão da qualidade.
A qualidade é essencial em uma empresa, um profissional com formação em uma empresa em técnico da qualidade pode atuar nas áreas de auditoria interna, auditoria externa, inspetor da qualidade, assistente da qualidade e processos. As atividades de um técnico da qualidade são semelhantes, porem cada um tem suas próprias características de acordo com seu ramo de atuação. Para desenvolver as atividades do doa a dia de um técnico, o profissional precisa ter produtividade, flexibilidade, adaptação para mudanças, liderança, comunicação, organização dentre outros.
Na implantação do sistema de gestão da qualidade uma empresa tem vários benefícios como: aumento da competitividade, redução de custos, otimização dos processos, reconhecimento, desenvolvimento os colaboradores, melhoria nos prazos de entrega, credibilidade no mercado, boas tomadas de decisões trazendo vantagens para empresa e colaboradores. A empresa consegue entregar um produto com padronização e qualidade gerando rentabilidade.
Essas são as vantagens da certificação da gestão da qualidade.
Boas práticas de gestão.
Relacionamento entre cliente e fornecedor.
Desenvolvimento dos colaboradores.
Melhores condições para a competitividade no mercado.
Otimização no processo.
Redução de custos.
O sistema de gestão da qualidade serve para qualquer empresa independente do segmento, do lugar, tamanho seja ela indústria ou serviço funciona da mesma forma.
A qualidade vem desde os tempos remotos, Aristóteles já falava em qualidade e foi aprimorada no Japão após a segunda guerra mundial.
Dois profissionais se destacaram no desenvolvimento da qualidade Deming e Juran foram importantes para o desenvolvimento da qualidade.
Deming desenvolveu a metodologia para análise e solução de problemas conhecida como o ciclo PDCA, ele foi ao Japão para reconstruir o país e sua economia trazendo sua visão estatística para os japoneses observando que os japoneses tinham um conceito conhecido como KAIZEN (melhoria contínua) e observou que o seu ciclo PDCA sistematizava com o ciclo pregado nos japoneses e ficou conhecido também por ter criado os 14 princípios da qualidade até os dias atuais o maior premio da qualidade no Japão é o prêmio Deming em sua homenagem.
Juran contribuiu também para a economia japonesa e entendia que a qualidade deveria ser entendida de duas formas: Primeiro é que a qualidade é a característica do produto que atende as necessidades do cliente, a segunda é que a qualidade significa falta de deficiências de clientes interno e externo e criou uma cadeia, cliente – processo – fornecedor e definia a deficiência como o resultado do produto, ele acredita que a qualidade não acontecia por acaso era planejada criando a trilogia da qualidade ( planejamento, controle e melhoria)
Ishikawa iniciou o movimento CWQC controle total da qualidade para toda empresa, ele achava que o treinamento não era pra ser restrito tinha que ser para todos da empresa, ele fez um estudo e sabia que 95% dos problemas poderiam ser resolvidos por 7 ferramentas básicas e achava que tinha que ter comprometimento de todos da empresa como: contabilidade, projeto da empresa, administrativo, auditoria da auto gerencia mostrando comprometimento com a qualidade, círculos de controle da qualidade CCQ consiste na reunião de voluntários coordenados por um líder de área com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da empresa, respeitar as relações humanas e contribuir para um local alegre que ofereça satisfação no trabalho e desenvolver as capacidades humanas visando extrair a capacidade infinita das pessoas.
Crosby criou um programa de qualidade chamado
...